Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Venezuela estende pela quinta vez o “estado de alerta” por causa do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Presidente Nicolás Maduro prorrogou a vigência da quarentena por mais 30 dias

Foto: Reprodução
A MSF, presente na Venezuela desde 2015, havia montado nesse hospital do leste de Caracas um acampamento onde mais de 100 profissionais realizavam testes PCR. (Foto: Reprodução)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estendeu neste domingo (09) por 30 dias o “estado de alerta” declarado para combater a pandemia da Covid-19, o que permite a prolongação da quarentena vigente desde março.

“Usando as faculdades constitucionais que tenho como chefe de Estado, vou prorrogar o estado de alerta”, declarou Maduro durante uma transmissão da televisão estatal ao assinar o decreto que oficializa a medida.

A decisão coincide com uma escalada de casos positivos de Covid-19 na Venezuela. Os dados oficiais, questionados por organizações de direitos humanos, que consideram a situação real muito pior, registram desde meados de março 25.805 contágios e 223 mortes por coronavírus no país, de 30 milhões de habitantes.

Trata-se da quinta prorrogação do “estado de alerta”, modalidade de estado de exceção que outorga a Maduro poderes especiais, com os quais declarou uma quarentena nacional que está prestes a cumprir cinco meses. Contudo, a Venezuela iniciará nesta segunda-feira sete dias de “flexibilização” do confinamento.

O governo socialista aplica um esquema que chama de “7+7”, alternando sete dias de confinamento rigoroso, nos quais todo o comércio deve permanecer fechado, com exceção dos setores ditos “essenciais” (alimentício, saúde), com sete dias de flexibilidade que permitem reativar o restante das atividades econômicas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O primeiro-ministro britânico diz que as escolas precisam reabrir em setembro no Reino Unido
Entidades buscam alternativas para amenizar prejuízos com o cancelamento da Semana Farroupilha
https://www.osul.com.br/venezuela-estende-pela-quinta-vez-estado-de-alerta-pelo-coronavirus/ A Venezuela estende pela quinta vez o “estado de alerta” por causa do coronavírus 2020-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar