Quarta-feira, 30 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Vereadora propõe assentos prioritários para mulheres nos ônibus de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Estatística foi divulgada durante encontro mensal sobre o sistema. (Foto: Marcello Campos/O Sul)

Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre um projeto para reserva de assentos a mulheres nos ônibus do transporte coletivo. De autoria de Vera Armando (PP), a iniciativa tem por finalidade ampliar o combate ao assédio e à importunação sexual.

A proposta altera a Lei Municipal nº 11.277/2012, que já assegura assentos prioritários para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e pessoas com obesidade. Caso aprovado o novo projeto, essa garantia será estendida às passageiras do sexo feminino, por meio do “Espaço Mulher”.

Uma pesquisa realizada em 2024 pelos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber, revelou que 71% das mulheres da capital gaúcha relatam já terem sofrido algum tipo de abuso durante seus deslocamentos pela cidade. O problema abrange desde olhares insistentes e comentários inapropriados até crimes mais graves, como importunação sexual ou mesmo estupro.

Já o levantamento “Mulheres 2025”, conduzido pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), aponta que 79% das porto-alegrenses foram vítimas de assédio sexual em espaços públicos e no transporte coletivo, número acima da média das dez maiores capitais do País.

Com a palavra…

“Esses números demonstram a urgência de políticas públicas que garantam segurança para as mulheres durante seus deslocamentos diários”, ressalta a parlamentar. “O ‘Espaço Mulher’ é um passo importante para reduzir o medo e a insegurança que tantas passageiras enfrentam todos os dias.”

Ela acrescenta: “Nosso objetivo é garantir respeito, segurança e dignidade a todas as mulheres que dependem do transporte público. Não podemos aceitar que a violência continue fazendo parte da rotina de nossas cidadãs”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Luiz Alberto Quadros Gonsalves
26 de julho de 2025 07:19

Não seria mais fácil fazer um projeto dividindo o ônibus em setores? Uma parte senta em um setor, outra parte em outro e outra em outro setor. Sem esquecer quem casais e amigos estão juntos às vezes. O homem, a mulher e que se assumiu em gênero trabalham e cansam, com viagem longa para casa. É muito complexo e, para proteger, talvez a volta do cobrador com uma função de observação…. Note que tiraram o ganha pão de muitas pessoas e estas pessoas faziam um trabalho útil no controle dos ônibus. Notem que querem tirar o descanso do trabalhador e… Leia mais »

Famílias afetadas pelas inundações de junho em Alvorada receberão auxílio de R$ 500 e outros benefícios
Trump faz oferta tentadora a empresas brasileiras
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x