Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Vereadores de Porto Alegre aprovam em primeiro turno a reforma da previdência dos servidores municipais

Compartilhe esta notícia:

Projeto agora vai para votação em segundo turno.

Foto: Ederson Nunes/CMPA
Votação em segundo turno deve ser realizada em dez dias úteis. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Por 24 votos a 11, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou em primeiro turno o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002/20, proposto pela prefeitura para alterar o sistema de aposentadoria dos servidores municipais abrangidos pelo regime próprio de previdência social. A votação em segundo turno deve ser realizada em dez dias úteis, sendo necessários 24 votos para o sinal-verde definitivo.

Se isso acontecer, até a entrada em vigor das novas regras estarão asseguradas as normas anteriores, desde que observadas as idades mínimas previstas à reforma.

O projeto do Executivo traz alterações na idade mínima de aposentadoria dos servidores de Porto Alegre e, em outras regras, adaptando os dispositivos à Emenda Constitucional 103 de 2019 (Reforma da Previdência).

Dentre as mudanças está a de que o servidor segurado possa se aposentar voluntariamente a partir dos 62 anos (mulher) ou 65 anos (homem). Para isso, precisa atender a exigências como 25 anos de contribuição, cumprimento de dez anos de exercício efetivo no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que pretende deixar a atividade.

Gestão anterior

Encaminhada durante a gestão do então prefeito Nelson Marchezan (2017-2020), a proposta foi reapresentada por seu sucessor Sebastião Melo no início do ano com mensagem retificativa contendo modificações pontuais.

A Mensagem Retificativa enviada pelo atual mandatário, suprimindo os artigos do projeto que tratam das regras de transição e propondo que o assunto seja detalhado posteriormente em Lei Complementar, havia sido retirada pelo Executivo.

“Com muita transparência e diálogo, nossa proposta tem os pilares da Justiça previdenciária, porque dará tratamento igual a todos e equilíbrio ao sistema, além de estancar gastos do município e permitir o redirecionamento de recursos para quem mais precisa de políticas públicas”, frisou Melo.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Número de passageiros testados para o coronavírus no aeroporto de Porto Alegre chega a 3.914
Em Porto Alegre, a Estação Mercado do Trensurb terá barreira para controle de coronavírus
https://www.osul.com.br/vereadores-de-porto-alegre-aprovam-em-primeiro-turno-a-reforma-da-previdencia-dos-servidores-municipais/ Vereadores de Porto Alegre aprovam em primeiro turno a reforma da previdência dos servidores municipais 2021-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar