Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2018
A Universidade Feevale recebeu um bom público de candidatos, amigos e familiares nesse domingo, 25, para o vestibular de verão. O gabarito foi divulgado e está disponível no site www.feevale.br/vestibular. Já o resultado será publicado até as 22h da terça-feira, dia 27, no mesmo site. As matrículas acontecerão no período de 28 de novembro e 8 de dezembro, no setor de Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás, no Câmpus II. Os candidatos podem conferir, no site da Instituição, a data e o horário das matrículas de seus cursos, bem como os documentos necessários e reuniões previamente agendadas.
Para facilitar o acesso ao ensino superior, a Universidade Feevale oferece financiamento a seus estudantes (mais informações em www.feevale.br/financiamento). Também há diversos benefícios, como auxílio família, graduação sênior, valores diferenciados para cursos realizados nos fins de semana e descontos em cursos e eventos de qualificação, cursos de idiomas e Teatro Feevale, entre outras atividades.
Os cursos mais concorridos desta edição foram Odontologia, Psicologia, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis e Enfermagem. De acordo com a pró-reitora de Ensino da Feevale, Angelita Renck Gerhardt, embora haja uma procura mais tradicional dos cursos da área da Saúde, as escolhas estão mais diversificadas e pode-se perceber que as pessoas têm procurado profissões que proporcione uma liberdade maior em termos de profissão, que não prenda a uma empresa e que dê mais possibilidade de trabalho como profissional autônomo.
“A Feevale, além de uma infraestrutura maravilhosa e sempre atualizada, tem a formação diferenciada. A partir do primeiro semestre de 2019, já iniciaremos com os currículos trabalhados a partir da parceria com a Finland University, que trouxe as metodologias finlandesas na prática do ensino. Já temos, praticamente, metade dos currículos atualizados, com a outra parte sendo aplicada no segundo semestre, já voltados para a formação baseada em projetos e competências, alinhados com o que a Finlândia tem trabalhado”, completou Angelita.
O reitor da Instituição, Cleber Prodanov, elogia as ações de recepção aos vestibulandos e seus acompanhantes e a abertura dos laboratórios com as diversas oficinas. Para Prodanov, este é um momento em que, cada vez mais, as instituições e as pessoas precisam se preparar e apostar na educação, na formação profissional e em seu futuro. “A Feevale, por ser inovadora, está conectada com o mercado de trabalho, pois oferece o que o mercado está procurando, e, além disso, possui parcerias nacionais e internacionais, com novas metodologias, como é o caso da parceria com a Finland University. Uma universidade que tem cursos diferenciados, que tem ligações com empresas, que possui um parque tecnológico, é uma universidade que proporciona um ganho pessoal e profissional para o estudante. Então, mais do que fazer um vestibular, mais do que ingressar, é apostar no futuro. Um futuro de educação, um futuro internacional e um futuro no mercado de trabalho”, afirmou.
Para Annie Saccol, coordenadora do curso de Odontologia, o mais concorrido deste vestibular, existia uma demanda reprimida pela formação na região – este é o único no Vale do Sinos. Conforme a professora, este é o segundo processo seletivo, e a ótima procura estava sendo esperada. “A estrutura pedagógica do nosso curso é ótima, temos conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, temos uma excelente estrutura física, não apenas a existente, que é comum aos cursos da área da Saúde, mas da estrutura que estamos construindo para os acadêmicos da Odontologia”, declarou.
Provas
A prova objetiva foi composta por 50 questões, abrangendo conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, Sócio-histórica, Ciências Exatas e da Terra e Língua Estrangeira. O tema da prova de redação foi o seguinte:
Há 30 anos, em 05 de outubro de 1988, foi promulgada a atual Constituição da República Federativa do Brasil. Naquele dia, Ulysses Guimarães, “um dos principais símbolos da Constituinte”, declarou que ela é “O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil”. Afirmou também que “[…] só é cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa”.
Refletindo sobre as palavras de Ulysses, os candidatos tiveram que dizer que mudanças eles julgam ainda necessárias para que seja possível o pleno exercício da cidadania no Brasil. Por meio de um comentário crítico, precisaram desenvolver a redação com argumentos devidamente fundamentados a fim de evidenciar, de forma clara, o seu ponto de vista.
Candidatos na expectativa
O grupo de amigos veio da serra para prestar vestibular: Aldeci Pereira (Engenharia de Produção); Mirian Schneider, sobrinha de Pereira (Direito); Manieli Pagnoncelli (Arquitetura e Urbanismo); e Carla Klein (Pedagogia e Direito). Todos vieram de Santa Maria do Herval, exceto Carla, que veio de Morro Reuter. “Eu tinha o sonho de ser advogada já há algum tempo, mas esperei um ano após concluir o Ensino Médio para ter certeza, e é isso mesmo que eu quero. Estou fazendo vestibular na Feevale porque acho que é uma universidade bem boa e reconhecida”, disse Mirian.
Fabiana Morbach e Rodrigo Bergamo, de Novo Hamburgo, vieram acompanhar a filha, Maria Eduarda Rodrigues, que está se testando no vestibular para Enfermagem. “Ela sempre se identificou muito com a área da Saúde. Estamos aqui apoiando, pois ela é muito ansiosa, então esse suporte é muito importante”, explicou Fabiana. “Gosto muito da área da Saúde, vou fazer a prova de Enfermagem para testar, mas o que eu quero mesmo é cursar Medicina. Escolhi a Feevale porque é uma Universidade bem conceituada”, afirmou Maria Eduarda, que estuda no segundo ano do Ensino Médio.
Atividades para os visitantes
Além da prova, o Câmpus II da Instituição esteve repleto de atividades para os acompanhantes dos vestibulandos, como sorteio de brindes, degustações, espaços de lazer e adoção de cachorros com as ONGs Peludinhos do Vale e Cão sem Lar. Os visitantes também puderam conhecer os laboratórios da Universidade, muitos dos quais com oficinas gratuitas, como degustação de cervejas e drinks, que aconteceu no Laboratório de Enogastronomia.