Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2021
O WhatsApp anunciou que já é possível ouvir as mensagens de áudio antes de enviá-las e, se for necessário, deletar e regravar.
“Não são erros, são ensaios. Agora você pode visualizar suas mensagens de voz antes de clicar em enviar”, lê-se no perfil do aplicativo de mensagens no Twitter.
O WhatsApp elaborou um passo a passo de como realizar o preview das mensagens de áudio:
— inicie a gravação do áudio dentro de um bate-papo;
— toque e segure o microfone e deslize para cima para travar a gravação sem usar as mãos;
— comece a falar;
— quando terminar, toque em parar;
— toque em reproduzir para ouvir sua gravação. Você também pode tocar em qualquer parte da gravação para reproduzi-la a partir desse carimbo de data/ hora;
— toque na lixeira para excluir a mensagem de voz ou toque em enviar para enviá-la.
Mensagens temporárias
No começo de dezembro, o WhatsApp anunciou um novo recurso que permitirá aos usuários enviarem mensagens temporárias. Ou seja, que são apagadas automaticamente depois de certo tempo. As opções de intervalos são 24 horas, 7 dias ou 3 meses.
A novidade também vale para grupos, mas nesse caso apenas quem criou o grupo pode ativar o recurso de mensagens temporárias com prazo de expiração.
O recurso de mensagens autodestrutivas já existia desde novembro de 2020. A novidade é que será possível configurar prazos maiores e de forma automática em todos os chats.
Por exemplo, ao habilitar as mensagens temporárias como padrão, quem tentar entrar em contato verá um alerta de que todas as mensagens ali serão apagadas depois de certo tempo.
Eis o passo a passo de como ativar as mensagens temporárias:
— Abra as Configurações do WhatsApp;
— Toque em Conta – Privacidade – Duração padrão;
— Selecione um período de duração.
— E como ativar mensagens temporárias em grupos:
— Abra a conversa em grupo no WhatsApp;
— Toque no nome do grupo;
— Toque em Mensagens temporárias;
— Se solicitado, toque em continuar;
— Selecione um período de 24 horas, 7 dias ou 3 meses.
“Visto por último”
Com o objetivo de trazer mais segurança e privacidade aos usuários, o WhatsApp tornará padrão a opção de ocultar o “Visto por último” para contatos que a pessoa não tenha adicionado no aplicativo. Até então, o recurso permitia que qualquer um pudesse ver se a conta está ativa.
Atualmente o “Visto por último” pode ser visto por “todos”, “meus contatos” ou “ninguém”. Para tanto, basta que o usuário escolha a opção desejada. A novidade deve ficar disponível para Android na próxima atualização.