Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Xi Jinping parabeniza Joe Biden pela vitória na eleição presidencial americana: O líder chinês era um dos poucos chefes de Estado que ainda não haviam reconhecido a vitória

Compartilhe esta notícia:

A reação inicial da China à eleição presidencial dos EUA foi muito cautelosa. (Foto: Reprodução)

O presidente da China, Xi Jinping, enviou uma declaração formal parabenizando o presidente eleito nos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (25). A declaração chinesa ocorre semanas após a confirmação da vitória, contestada sem evidências pelo presidente Donald Trump e que estava dificultando o trabalho da equipe de transição do democrata.

A reação inicial da China à eleição presidencial dos EUA foi muito cautelosa. Pequim se limitou a enfatizar em 13 de novembro que os resultados deveriam ser confirmados “de acordo com a lei dos Estados Unidos”.

Xi Jinping expressou esperança de que os dois países possam promover o desenvolvimento saudável e estável das relações, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua. Em sua mensagem a Biden, Xi disse que “o desenvolvimento saudável e estável das relações EUA-China é consistente com os interesses fundamentais de ambos os povos”.

O vice-presidente chinês Wang Qishan parabenizou a companheira de chapa de Biden, Kamala Harris, por ter sido eleita vice-presidente. A China era um dos poucos países que ainda não tinha entrado em contato para parabenizar Joe Biden.

As relações entre os Estados Unidos e a China estão em um ponto historicamente baixo devido à enérgica agenda diplomática e comercial do presidente Donald Trump, que impôs tarifas, sanções às empresas do gigante asiático e manteve uma retórica inflamada contra a China.

No início da crise do coronavírus na cidade chinesa de Wuhan, Trump acusou Pequim de falta de transparência e de ter recebido o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais de 80 milhões

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, candidato mais votado da história do país, superou os 80 milhões de votos na eleição presidencial americana. Apesar de a disputa ter ocorrido no dia 3, diversos estados ainda não terminaram a apuração dos votos 22 dias depois.

Biden ultrapassou, já no dia seguinte à eleição, o recorde anterior de votos recebidos por um candidato à presidência, que pertencia a Barack Obama (de quem foi vice durante oito anos). Em 2008, a chapa Obama-Biden recebeu 69.498.516 votos.

A marca dos 80 milhões de votos foi atingida após o democrata ter a sua vitória certificada em uma série de estados decisivos: Pensilvânia e Nevada na terça-feira (24), Michigan na segunda (23) e Geórgia na sexta (20).

O presidente eleito tem no momento 80.025.880 votos, segundo contagem da agência de notícias Associated Press. São 6.139.480 votos a mais do que o atual presidente dos EUA, Donald Trump, que recebeu 73.886.400. Com isso, o democrata tem 51,1% dos votos e o republicano, 47,2%.

Trump foi o primeiro presidente americano a não conseguir se reeleger desde o também republicano George H.W. Bush, que perdeu a disputa para o democrata Bill Clinton em 1992.

Biden foi declarado o vencedor no dia 7, quatro dias após a eleição presidencial, e desde então tem sido tratado como presidente eleito — apesar da insistência de Trump em não reconhecer a derrota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Homem lança carro contra grade do escritório de Angela Merkel
Companhia aérea australiana só permitirá passageiros vacinados contra o coronavírus em seus voos
https://www.osul.com.br/xi-jinping-parabeniza-joe-biden-pela-vitoria-na-eleicao-presidencial-americana-o-lider-chines-era-um-dos-poucos-chefes-de-estado-que-ainda-nao-haviam-reconhecido-a-vitoria/ Xi Jinping parabeniza Joe Biden pela vitória na eleição presidencial americana: O líder chinês era um dos poucos chefes de Estado que ainda não haviam reconhecido a vitória 2020-11-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar