Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Light Rain

Bem-Estar Yoga pode melhorar autoestima

Yoga pode deixar as pessoas mais expansivas, mais confiantes e com uma sensação de bem-estar, afirma especialista. (Foto: Reprodução)

Praticar yoga pode trazer diversos benefícios para o corpo e mente, como maior flexibilidade, melhor oxigenação e até mesmo maior concentração. Porém os benefícios não param por ai: a yoga pode promover uma melhora na autoestima, ajudar na busca pelo prazer cotidiano e no desenvolvimento da adaptabilidade, tudo isso visando o encontro do equilíbrio próprio.

“As posturas realizadas durante a prática de yoga, principalmente as que expandem o peito, possuem ação direta na autoestima dos alunos, pois trazem uma maior confiança e consciência do próprio corpo”, diz o professor da NAMU Allegro Anderson.

Essa relação das posturas com o equilíbrio e confiança já é conhecida pelos mestres de yoga, porém a teoria ganhou uma forte aliada: a ciência. Amy Cuddy, psicóloga e pesquisadora de Harvard (EUA), comprovou que as posições físicas podem aumentar ou diminuir a quantidade de hormônios que nosso organismo produz, podendo alterar o perfil hormonal.

“Existem posições físicas que liberam hormônios como o cortisol, que deixam as pessoas mais introspectivas, mais quietas, assim como existem as que liberam hormônios positivos, como a testosterona, que deixam as pessoas mais expansivas, mais confiantes e com uma sensação de bem-estar”, afirma o professor.

O objetivo dessa prática voltada para o aumento da autoestima é trabalhar o desenvolvimento do autoconhecimento e de habilidades internas. Ou seja, a prática se dedica não só ao desenvolvimento de força e flexibilidade, mas também à mente para alcançar tranquilidade, equilíbrio, relaxamento e consciência corporal.

“É uma aula bem completa, que envolve movimentos básicos alternados com alguns mais complexos, porém a prática é indicada para todos. Sempre é possível fazer uma variação de movimentos que forem muito complexos”, diz Anderson.

O professor também dá uma dica para quem quiser praticar yoga e melhorar seu equilíbrio mental e físico: “Evite realizar a prática logo após realizar uma refeição completa, prefira os horários da manhã e use roupas confortáveis!”.

tags: yoga

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bem-Estar

Especialistas estimam que, no inverno, as pessoas engordam até 3 quilos
Organização Mundial da Saúde divulga recomendações para turistas que irão à Olimpíada do Rio
Deixe seu comentário
Pode te interessar