Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > O Google lançou um chip de segurança para a internet na nuvem

As águas doces do Brasil correspondem a 20% de toda a água doce do mundo

Foto: Reprodução

As águas doces do Brasil correspondem a 20% de toda a água doce do mundo. As águas no Brasil são mal distribuídas, principalmente as superficiais:as regiões Norte e Centro-Oeste habitam apenas 14,5% da população brasileira e uma demanda de 9,2% detêm 89% da disponibilidade hídrica do país; 11% se distribui pelas demais regiões (Nordeste, Sul e Sudeste), onde vivem 85,5% da população brasileira e a demanda hídrica de 90,8%.

O Nordeste disponibiliza hoje de cerca de 97,3 bilhões de m3/ano de águas; destes 92,9 bilhões são de águas superficiais, sendo 87,4 bilhões oriundas de rios perenes, só o São Francisco responde por 64,4 bilhões de m3 de água/ano(69%) da disponibilidade de águas superficiais. O Nordeste ainda conta com três trilhões de m3 de águas subterrâneas que estão acumuladas no aqüíferos chamados de províncias. No Nordeste são quatro dessas províncias; A Parnaíba, São Francisco, Escudo Oriental e Costeira. As reserva dessas províncias são capazes de abastecer a população nordestina durante 862 anos.

Nos últimos 60 anos a população mundial dobrou, enquanto o consumo de água multiplicou-se por sete. O desperdício chega a 40% das águas destinadas ao consumo.

Por isso mesmo o tema ganha importância e será amplamente em Santa Maria, por ocasião do V Fórum Água é Vida, inserido no Projeto RS Sustentável da Rede Pampa. O evento acontece dia 17, em Santa maria. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.forumaguaevida.com.br.

Deixe seu comentário:

Notícias Relacionadas: