Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A prefeitura de Porto Alegre recolheu sete cavalos por abandono nas ruas

Compartilhe esta notícia:

Os animais não apresentavam sinais de maus-tratos. (Foto: Divulgação)

Agentes da Equipe de Veículos de Tração Animal da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) recolheram, na manhã desta quinta-feira (6), sete cavalos, entre eles um pônei, em Porto Alegre. Os animais abandonados estavam soltos na avenida Edgar Pires de Castro, na Zona Sul da cidade, provocando risco de acidentes.

Uma primeira avaliação apontou que eles não apresentavam sinais de maus-tratos. Os cavalos foram encaminhados a um abrigo de animais. O responsável pela Equipe de Veículos de Tração Animal da EPTC, Gilberto Machado Fonseca, disse que, aparentemente, os cavalos apresentam uma boa saúde. “Agora, já no abrigo, receberão atendimento veterinário, além de alimentação adequada. Vamos aguardar pelo resgate durante cerca de 15 dias. Se isto não ocorrer, poderão ser adotados”, explicou.

O serviço de recolhimento, remoção e guarda de animais da EPTC conta com um caminhão equipado com guincho munck com capacidade para recolhimento de cinco animais, 12 baias em alvenaria para animais debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público.

No abrigo, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos. Os cavalos recolhidos por abandono ou vítimas de maus-tratos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. O abrigo é aberto para visitação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3266-8258.

Neste ano, 217 cavalos foram recolhidos e 26 adotados em Porto Alegre, de acordo com informações da prefeitura. Atualmente, 19 deles vivem no abrigo localizado na Estrada Chapéu do Sol, 2.400, na Zona Sul, e quatro estão em condições de adoção, mas a lista de espera por um animal passa de 30 pessoas.

Os interessados em adotar um dos cavalos do abrigo devem comparecer no Serviço de Atendimento ao Cidadão da EPTC, na avenida Erico Verissimo, 100, no bairro Menino Deus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com cópia do RG, do CPF e comprovante de residência. No local, deverá ser preenchida uma ficha de depositário fiel que dará início à abertura no processo de adoção. O tempo de avaliação do pedido tem duração média de 40 dias.

Transporte irregular

A fiscalização de transporte da EPTC, com o apoio da Brigada Militar, apreendeu 11 veículos por transporte clandestino de passageiros entre a Capital e cidades da região metropolitana, principalmente com deslocamento para Guaíba e Eldorado do Sul. As ações ocorreram no início da tarde de quarta-feira (5), na avenida da Legalidade e também nas imediações da Estação Rodoviária. Os proprietários foram autuados, com recolhimento dos veículos e abertura de processo. Neste ano, já foram recolhidos pela EPTC 21 veículos de transporte de passageiros, além de 28 escolares. A fiscalização em Porto Alegre ocorre por meio de blitze.

O gerente de Fiscalização de Transporte, Luciano Souto, afirma que a maior preocupação é com a segurança dos passageiros. “As pessoas precisam ficar atentas. Estes veículos clandestinos colocam em risco a segurança dos usuários, já que não passam por qualquer tipo de vistoria. Nossa fiscalização está atenta e as blitze terão continuidade, na área central e na saída da cidade, além das demais regiões”. Informações e denúncias podem ser encaminhadas pelo fone 156 (118). Qualquer transporte de passageiros precisa ser regulamentado pela EPTC.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Os protestos na Rússia terminaram com 1.500 pessoas presas
Justiça confirma a condenação de um juiz que barrou um lavrador por que ele compareceu a uma audiência usando chinelos
https://www.osul.com.br/a-eptc-recolheu-sete-cavalos-que-estavam-soltos-em-uma-avenida-na-zona-sul-de-porto-alegre/ A prefeitura de Porto Alegre recolheu sete cavalos por abandono nas ruas 2018-09-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar