Domingo, 19 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
31°
Fair

Acontece Aliança Láctea Sul Brasileira faz balanço de 2019

Na próxima segunda-feira (16), as entidades membros da ALSB estarão reunidas, na sede da FAEP, em Curitiba

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (16), as entidades membros da ALSB (Aliança Láctea Sul Brasileira) estarão reunidas, na sede da FAEP, em Curitiba (PR), a fim de fazer um balanço do setor em 2019 e uma projeção para o próximo ano.

O objetivo, segundo o coordenador geral da ALSB, Airton Spies, é verificar onde é possível trabalhar para que a cadeia produtiva do leite avance ainda mais. “Estamos no caminho certo e trabalhando para tornar o nosso produto mais competitivo no mercado”, afirmou.

Para o secretário-executivo do Sindilat (Sindicato da Indústria de Laticínios do RS), Darlan Palharini, 2019 foi um ano de muitas mudanças para o setor. “Tivemos a implementação das INs 76 e 77, que alteraram a forma de produção, coleta e armazenagem do leite na propriedade rural, bem como a implementação do Plano de Qualificação de Produtores de Leite, que é um novo marco, principalmente para a profissionalização do setor”, contou, ressaltando que a região Sul do Brasil está à frente das demais, devido ao Conseleite e, no que se refere à sanidade do rebanho, pois os três estados têm feito um trabalho exemplar de assistência técnica dentro das propriedades.

Temas como o esclarecimento do Decreto 10.032/2019, que amplia o mercado de produtos de origem animal inspecionados por Consórcios Municipais e o PL que trata da rotulagem e o uso do nome “leite” em produtos que não são derivados de origem animal também farão parte da discussão do grupo, assim como a situação da Consulta Pública da Portaria nº 83/2019, que estabelece o Regulamento Técnico de Boas Práticas Agropecuárias aos produtores de leite para a fabricação de produtos lácteos artesanais.

Na oportunidade, o Estado de Santa Catarina irá passar a coordenação geral da ALSB, após um ano de mandato, para um representante do Rio Grande do Sul, que será escolhido durante o encontro em Curitiba.

Voltar Todas de Acontece

Compartilhe esta notícia:

Parceria com o Estado contribui para a redução de crimes em Porto Alegre
Os trabalhadores poderão receber mais de 50% do lucro do FGTS
Deixe seu comentário
Pode te interessar