Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Anatel lança aplicativo para consumidor registrar queixas contra operadoras de telefonia

Compartilhe esta notícia:

Serviço permitirá registrar reclamações e conferir direitos do consumidor FOTO: Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou nesta sexta-feira (26) um aplicativo para tablets e smartphones que permitirá o registro e consultas de reclamações sobre serviços de telefonia, internet e TV por assinatura.

O Anatel Consumidor, disponível para download de forma gratuita, poderá ser usado nos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Antes, o procedimento era feito via call center ou pelo Fale Conosco, no site da estatal. Por meio do aplicativo, é possível registrar, por exemplo, reclamações referentes a problemas de cobrança indevida e da qualidade dos serviços prestados, bem como ter acesso a informações sobre direitos do consumidor.

Segundo o presidente da Anatel, João Batista Rezende, a intenção é facilitar a comunicação com o usuário e agilizar a solução dos problemas das operadoras, pois o volume de reclamações aumenta a taxas maiores que o crescimento do mercado. Só no ano passado, elas somaram 2,8 milhões. “É mais um instrumento simplificado para que o usuário confira seus direitos e protocole uma solicitação que ele não conseguiu resolver com a operadora”, explicou o dirigente. “O consumidor agora redige no momento no qual quer e da forma que preferir seu pedido de consulta”, completou o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone.

Antes de recorrer à novidade, é necessário ter feito a queixa à operadora. Após baixar o aplicativo, será preciso fazer um cadastro para registrar a reclamação que não foi resolvida pela telefônica. O usuário também tem que informar o protocolo do atendimento da empresa.

Finalizado o registro por aplicativo, a reclamação é enviada automaticamente às companhias, que têm prazo de cinco dias úteis para dar uma resposta. Se o problema não for resolvido, a informação passará a fazer parte do índice de desempenho das operadoras, cuja classificação está no site da Anatel.

Redução

Com o aplicativo, a Anatel espera também reduzir os gastos com seu serviço de call center, que possui cerca de 700 funcionários e gera uma despesa mensal de até 3 milhões de reais. Hoje, 65% dos usuários utilizam o serviço e 35% fazem as solicitações via internet, na página da estatal. A médio e longo prazos, a ideia é fazer com que todas as solicitações migrem para a internet. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Prostitutas reagem à repressão policial na Coreia do Sul
CONFIRA AS CAPAS, DESTE SÁBADO, DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS
https://www.osul.com.br/anatel-lanca-aplicativo-para-consumidor-registrar-queixas-contra-operadoras-de-telefonia/ Anatel lança aplicativo para consumidor registrar queixas contra operadoras de telefonia 2015-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar