Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 15 de maio de 2015
A Audi segue aprofundando e desenvolvendo sua liderança na tecnologia de iluminação automotiva. No projeto patrocinado “Luz laser inteligente para faróis dianteiros adaptáveis compactos e de alta resolução” (iLaS), a marca dos quatro anéis está trabalhando nos faróis dianteiros do futuro com parceiras da indústria e do meio científico. A tecnologia Matrix Laser e sua alta resolução tornarão a iluminação viária ainda mais flexível e altamente versátil – em todas as situações.
A tecnologia Matrix Laser se baseia no LaserSpot para faróis altos, que a Audi foi pioneira ao introduzir a tecnologia no Audi R8 LMX. Pela primeira vez, lasers brilhantes estão tornando possível integrar a tecnologia de projetores em um farol dianteiro compacto e potente.
O novo sistema opera com um micro-espelho de movimentos rápidos, que redireciona o feixe de laser. Quando o veículo está em baixa velocidade, a luz é distribuída para uma área de projeção maior, e o caminho é iluminado com grande alcance. Em velocidades mais altas, o ângulo de abertura é menor, e a intensidade e o alcance da luz são incrementados significativamente. Isso é especialmente vantajoso ao dirigir em rodovias. Além disso, a luz pode ser distribuída de forma precisa. Isso significa que a claridade das diferentes zonas de iluminação pode ser alterada controlando-se o tempo de resposta da iluminação nas zonas específicas.
Também é novidade a ativação e desativação inteligente e ultrarrápida dos diodos laser com relação à posição dos espelhos. Isso torna a expansão ou retração do feixe luminoso mais dinâmica e altamente variável. Como ocorre com os atuais faróis dianteiros LED Matrix da Audi, o caminho é sempre intensamente iluminado sem ofuscar os outros motoristas. A diferença crucial é que a tecnologia Matrix Laser oferece uma resolução dinâmica ainda mais precisa e portanto um maior grau de utilização, proporcionando mais segurança para o tráfego viário.
Voltar Todas de Marcas & Veículos