Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Barragens da Vale se romperam em Brumadinho, em Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

A tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho comoveu o País. (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Três barragens da mineradora Vale se romperam nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde, na Mina Feijão. As primeiras informações indicavam que era apenas uma barragem e que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”, disse o comunicado. Fotos enviadas por moradores da região aos Bombeiros mostram uma grande quantidade de lama atingindo casas.

Rompimento

O rompimento ocorreu no início da tarde na Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual foram mobilizados e a prefeitura emitiu alerta para que população se mantenha longe do leito do Rio Paraopeba.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi enviado para sobrevoar o local. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Germano Vieira, também foi enviado para a região.

Inhotim

Por precaução, o Instituto Inhotim está retirando funcionários e visitantes do local. De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas.

“Aguardamos informações oficiais sobre o rompimento da barragem”, informou o instituto, por meio de seu perfil na rede social Twitter.

Com 14 hectares de visitação, o parque, localizado no próprio município de Brumadinho, conta com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do País, além de uma coleção de espécies raras de todos os continentes.

“Pandemônio”

Os moradores da região procuram se abrigar nas áreas mais altas da cidade e ter informações sobre familiares e conhecidos que estavam próximos ao local. “A cidade está um pandemônio. As pessoas estão muito assustadas”, relata Genilda Dalabrida, dona de um restaurante na cidade.

Genilda disse que os moradores estão acompanhando os resgates e procurando familiares, amigos e conhecidos que estavam próximos ao local e podem ter sido atingidos. “Você vê pessoas com celular na mão, tentando falar com família”, disse. Genilda relata que está tentando encontrar o ex-marido, que trabalhava no local, mas ainda não conseguiu contato.

De acordo com Genilda, além desse esforço, moradores estão buscando se deslocar para regiões mais seguras, nas áreas mais altas da cidade. Os donos de comércios no centro estão fechando as lojas.

“A preocupação é quem não está lá ir para locais seguros. Minha funcionária foi, voltou, e disse que a água estava baixa. Ela contou que vai para a casa da sogra, em um distrito mais alto”.

Seu restaurante fica em um local na área mais alta. Ela chamou amigos para se abrigarem lá. “Nós estamos seguros porque não estamos perto do rio. Tem muito lugar para espalhar até chegar aqui, não temos risco”, disse.

Precedentes

Há três anos, em Mariana (MG), barragem da mineradora Samarco se rompeu causando a maior catástrofe ambiental do País. A empresa pertence às companhias Vale e BHP Billiton. O acidente que deixou 19 mortos e dezenas de desabrigados. As investigações ainda não foram concluídas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ex-ministro Antonio Palocci disse que mandou empresa usar propina para financiar filme sobre Lula feito pela produtora do jornalista Roberto D´Ávila
O ministro do Supremo Luiz Fux mandou para o relator a ação contra o reajuste automático a juízes gaúchos
https://www.osul.com.br/barragem-da-vale-se-rompe-em-brumadinho-em-minas-gerais/ Barragens da Vale se romperam em Brumadinho, em Minas Gerais 2019-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar