Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os jovens brasileiros estão entre os que ficam mais tempo na internet

Compartilhe esta notícia:

Jovens brasileiros ficam muito tempo on-line quando estão fora da escola. (Foto: Reprodução)

Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado nessa quarta-feira (19) mostra que os adolescentes no Brasil estão entre os que mais usam a internet fora da escola. Os dados estão no relatório “O Bem-Estar dos Estudantes”, o terceiro volume do último estudo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2015, que entrevistou 540 mil jovens de 15 anos de redes públicas e privadas de ensino em 72 países.

A pesquisa pediu que os alunos avaliassem, em uma escala de 0 (“a pior vida possível”) a 10 (“a melhor vida possível”), o grau de satisfação com suas vidas.

A média do Brasil foi de 7,59, pouco acima dos 7,31 obtidos na média dos países da OCDE, que reúne 35 economias, a grande maioria desenvolvidas.

Entre os emergentes com melhores resultados estão República Dominicana (8,50), Costa Rica (8,21), Croácia (7,90) ou Colômbia (7,88).

Uso da internet

Outro indicador medido, a ansiedade, revela que a grande maioria dos alunos no Brasil (quase 81%) se sente “muito ansiosa” mesmo quando bem preparada para as provas.

O relatório também revela que os estudantes de 15 anos no Brasil passam mais de três horas (190 minutos) por dia na internet nos dias de semana, no período fora da escola.

É o segundo maior tempo gasto entre os países do estudo, ficando abaixo apenas do Chile (195 minutos).

Nos fins de semana, os estudantes no Brasil utilizam ainda mais a internet: 209 minutos. Mas estudantes de vários outros países, como Holanda, Suécia e Reino Unido, passam mais tempo on-line.

A OCDE vê essa atividade como uma forma de estender o aprendizado. “As ferramentas da internet, incluindo redes on-line, mídias sociais e tecnologias interativas, estão criando estilos de aprendizado, onde jovens se veem como agentes de seu próprio conhecimento.” (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Operação de fiscalização em três supermercados de Alvorada e Canoas resulta em prisão e meia tonelada de apreensões
Delatores se contradizem sobre o fim do setor de propinas da Odebrecht
https://www.osul.com.br/brasileiros-estao-entre-os-que-mais-tempo-ficam-na-internet/ Os jovens brasileiros estão entre os que ficam mais tempo na internet 2017-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar