Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Como um imenso rio desapareceu em apenas quatro dias no Canadá

Compartilhe esta notícia:

A falta de água deixou exposto o leito do rio. (Foto: Jim Best/Universidade de Illionois/Divulgação)

O Slims é um rio imenso que se alimenta da água da geleira Kaskawulsh, no Noroeste do Canadá. Em suas partes mais largas, ele pode se estender por até 150 metros.

Mas talvez devêssemos dizer “podia”, já que em apenas quatro dias, em maio de 2016, o rio desapareceu subitamente da face da terra.

Seu inesperado e violento sumiço foi produto de pirataria fluvial, fenômeno pelo qual o leito de um rio é repentinamente desviado até outro curso d’água.

Isso pode ocorrer ao longo de milhares de anos pela erosão, por causa de movimentos da crosta terrestre ou de deslizamentos de terras.

Mas o que aconteceu no Canadá, de acordo com os pesquisadores que fizeram a descoberta, está diretamente ligado à mudança climática – ou seja, é produto da atividade humana.

Aquecimento

O derretimento intenso da geleira Kaskawulsh durante a primavera do ano passado fez com que a água, em vez de se desviar para o Norte, se desviasse para o Sul, aumentando o leito do rio Alsek, que desemboca no oceano Pacífico.

De acordo com Dan Shugar, geocientista da Universidade de Washington Tacoma, nos Estados Unidos, e autor principal da pesquisa, essa é a primeira vez que se registra um caso de pirataria fluvial na atualidade.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Geoscience.

(BBC)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ex-presidente George H.W. Bush é internado novamente nos EUA
Frota americana que estaria a caminho da Coreia do Norte viajou no sentido oposto
https://www.osul.com.br/como-um-imenso-rio-desapareceu-em-apenas-quatro-dias-no-canada/ Como um imenso rio desapareceu em apenas quatro dias no Canadá 2017-04-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar