Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Porto Alegre terá uma programação especial de Natal com mais de 70 atividades gratuitas em diversas regiões da cidade

Disciplina sobre Harry Potter? Curso de história de universidade em Santa Maria utiliza exemplos do bruxo

Cadeira eletiva terá carga horária de 30 horas, nas quartas-feiras à tarde, com 50 vagas. (Foto: Reprodução)

Conhecido primeiramente por ser personagem de uma série de livros, a história do jovem bruxo Harry Potter, que já foi parar nas salas de cinema com uma franquia de sucesso, a partir do próximo semestre também será assunto em uma universidade! Com a criação de uma disciplina que analisa o impacto das histórias da autora J.K. Rowling nas gerações da virada do milênio, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, terá a cadeira eletiva “Fenômenos Literários Contemporâneos: Harry Potter e a virada do milênio”, que será ministrada pela professora do curso de História Nikelen Witter.

A partir de histórias de Harry Potter, elementos que se relacionam com temas atuais, como o abuso infantil, escravidão moderna, determinação e liberdade, banalidade do mal, além de conceitos de revolução, resistência, conservadorismo e resiliência serão abordados na disciplina.

De acordo com a universidade, a cadeira eletiva terá carga horária de 30 horas, nas quartas-feiras à tarde, com 50 vagas. As aulas começarão em agosto. A famosa história do bruxo já foi tema de outros cursos, como na USP, que ofereceu uma extensão no ano passado, e na Unicamp, onde o bruxo também entrou na sala de aula de História.