Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ecobarreira evita mais de 150 toneladas de lixo no Guaíba

Compartilhe esta notícia:

DMLU coleta diariamente os resíduos recolhidos pelo equipamento (Foto: Lucinoa Lanes/PMPA)

Mais de 150 toneladas de lixo deixaram de chegar ao Guaíba, graças às estruturas da Ecobarreira. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos registrou a marca histórica em Porto Alegre cerca de 40 dias antes do sistema completar um ano. Desde a implementação da Ecobarreira, em 30 de março de 2016, essas estruturas evitaram que 151,08 toneladas de resíduos fossem parar no lago.

O sistema foi instalado no Arroio Dilúvio, entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva. O equipamento impede o escoamento de milhares de garrafas plásticas, sacos, madeiras, moveis e animais mortos.

O DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) faz o recolhimento diário dos resíduos içados pela gaiola da Ecobarreira. As equipes do DMLU retiram os materiais e os encaminham para o aterro sanitário. A Ecobarreira, projeto do vice-presidente da empresa Safeweb Segurança da Informação Ltda., Luiz Carlos Zancanella Júnior, sob a coordenação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), tem o apoio do DMLU, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com isso, ajuda-se a diminuir a poluição das águas do Guaíba. O controle do equipamento é feito pela Safeweb, que fez a instalação e custeou o valor da estrutura, com um investimento de R$ 250 mil.

De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana (lei complementar nº 728/2014), jogar, descartar ou abandonar resíduos nas margens ou dentro de rios, córregos e arroios é considerado crime gravíssimo, e o infrator fica sujeito à multa de até R$ 5.623,48.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate Quero com pelo de roedor
Após paralisação, os servidores da prefeitura de Porto Alegre retomaram as atividades
https://www.osul.com.br/ecobarreira-evita-mais-de-150-toneladas-de-lixo-no-guaiba/ Ecobarreira evita mais de 150 toneladas de lixo no Guaíba 2017-02-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar