Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Energia com fontes mais limpas: Investimentos em sistemas eólico, a gás, solar e hidráulico cresceram 13% no último ano no País

Compartilhe esta notícia:

Secretária de Energia diz que ação pode ser oportunidade para negócios. (Foto: Agência Brasil)

A preocupação com a poluição ambiental chegou à produção de energia. Seguindo tendência mundial, o investimento em energia limpa vem aumentado. E fontes como petróleo, carvão e gás, vêm dando lugar à energia eólica, solar e hidráulica. Segundo estudo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), houve aumento de 13% na geração de energia alternativa no último ano.As informações são do jornal O Dia.

Ambiente de Comercialização Livre

O dado se refere ao Ambiente de Comercialização Livre (ACL), segmento onde se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica. Para entrar nesse mercado, a demanda do consumidor tem de ser maior que 500 kW, o que engloba, geralmente, indústrias, comércios e grandes condomínios residenciais. A energia eólica representa 43% do mercado livre de energia, enquanto a biomassa chega a 67% e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), 45%. Aproximadamente 39% do consumo do ACL vem de fontes renováveis.

“Isso mostra a importância do setor para a formação de uma matriz limpa de energia, que é mais barata e vantajosa”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. Para Reginaldo, se o mercado livre de energia fosse disponibilizado a toda população, os avanços em relação a sustentabilidade seriam muito maiores. “O consumidor precisa ter o direito de escolher de onde vai comprar energia”, defende. Dados da ACL indicam que nos últimos 15 anos 5.544 agentes obtiveram uma economia média de 23%.

Usinas de energia limpa

Em setembro, o Ministério de Minas e Energia autorizou a instalação de 25 usinas de energia limpa no país, já leiloadas: 14 solares, oito eólicas, duas hidrelétricas e uma termelétrica de biomassa de bagaço de cana. “Vão conferir maior robustez, segurança e preço justo na distribuição”, afirmou o ministro Moreira Franco. Em junho, as fontes de energia limpa representaram 81,9% da capacidade instalada no Brasil e 87,8% da produção total verificada.

Financiamento

O BNDES anunciou R$ 2,2 bilhões para financiamento de empresas e pessoas físicas que queiram investir em energia renovável. Os consumidores vão poder financiar até 100% na compra de equipamentos de placas voltaicas e geradores a biogás, com prazo de pagamento de até 120 meses e carência de 24 meses.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Até 50% das crianças brasileiras sofrem de anemia por falta de ferro
Em sua primeira sentença na Operação Lava-Jato, a juíza substituta de Sérgio Moro condenou o ex-diretor da Petrobras Renato Duque
https://www.osul.com.br/energia-com-fontes-mais-limpas-investimentos-em-sistemas-eolico-a-gas-solar-e-hidraulico-cresceram-13-no-ultimo-ano-no-pais/ Energia com fontes mais limpas: Investimentos em sistemas eólico, a gás, solar e hidráulico cresceram 13% no último ano no País 2018-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar