Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Últimas “Evo errou ao tentar quarto mandato, mas o que fizeram com ele foi golpe”, diz Lula

Compartilhe esta notícia:

Evo Morales e Lula (foto) tiveram uma relação próxima durante o mandato do petista (2003-2010)

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Em rede social, ex-presidente (foto) e governador de São Paulo trataram sobre ações de combate à pandemia. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista ao jornal inglês Guardian, que a crise política na Bolívia o entristece profundamente.

“Meu amigo Evo [Morales] cometeu um erro ao tentar um quarto mandato como presidente. Mas o que eles fizeram com ele foi um crime. Aquilo foi um golpe. Isso é terrível para a América Latina”, disse Lula, em entrevista feita em São Paulo e veiculada nesta sexta-feira (22).

Evo renunciou ao cargo de presidente em 10 de novembro, após ser alvo da pressão dos militares e de uma onda de protestos, surgidos após ele ter sudo apontado como vencedor nas eleições de 20 de outubro. Ele estava no cargo desde 2006, e iria para o quarto mandato.

A OEA (Organização dos Estados Americanos) fez uma auditoria da apuração e recomendou a anulação da eleição. Exilado no México, Evo disse nesta sexta-feira estar convencido de que em 4 de novembro sofreu um atentado fracassado, quando o helicóptero em que viajava apresentou um problema mecânico e fez um pouso de emergência. Ele deu entrevista a um programa da TV russa RT, apresentado pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa.

Evo e Lula tiveram uma relação próxima durante o mandato do petista (2003-2010). Em 2006, o líder boliviano nacionalizou propriedades da Petrobras no país. Lula também disse estar excitado de ver líderes de esquerda no comando da Argentina e do México. Alberto Fernández, com Cristina Kirchner na vice, assume a Casa Rosada em dezembro. No México, Andrés Manuel López Obrador está na Presidência há quase um ano.

O ex-presidente foi solto em 8 de novembro, após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba. A soltura ocorreu um dia após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter decidido, por 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (o fim dos recursos).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

“Congresso abraçou pauta de reformas”, diz o ministro da Economia
Rabino Henry Sobel morre aos 75 anos
https://www.osul.com.br/evo-errou-ao-tentar-quarto-mandato-mas-o-que-fizeram-com-ele-foi-golpe-diz-lula/ “Evo errou ao tentar quarto mandato, mas o que fizeram com ele foi golpe”, diz Lula 2019-11-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar