Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Fecomércio-RS prevê que conjuntura econômica negativa deve se aprofundar no 1º semestre de 2016

Compartilhe esta notícia:

O economista Marcelo Portugal fala sobre a economia do País. Foto: Jackson Ciceri

Com base em perspectivas sobre a elevação da inflação e do ajuste fiscal no País, o setor terciário privado do Rio Grande do Sul (comércio de bens, serviços e turismo) também será impactado negativamente pela conjuntura econômica que se desenha. A estimativa para 2016, segundo o economista, Marcelo Portugal, a projeção é de um PIB (Produto Interno Bruto) de -2,0% a mesma estimativa vale para o desempenho da economia no RS. Portugal divulgou os dados durante almoço realizado hoje na Fecomércio-RS, na Capital.

A inflação seguirá elevada entre 6% e 7%, mas não chegará aos dois dígitos (10%) esperados para até o final do ano de 2015. O dólar continuará com patamar elevado, na casa dos 4 reais, pressionado pelo descontrole político no Paós e pela alta dos juros no mercado norte-americano. Os juros permanecerão elevados, com a taxa básica em 13,50%, um pouco abaixo da que encerra 2015, em 14,24%.

Setor Terciário no RS

A estimativa para 2016 é de recuo de 3,2% na atividade de comércio e de 2,0% na de Serviços. Os números desfavoráveis sobre o setor terciário – atualmente responsável por 53% do emprego formal no Estado mantém, portanto, o resultado negativo que é esperado para o presente ano. Em 2015, o crescimento acumulado até setembro está deficitário em todos os três grandes ramos que formam o segmento: Varejo (-5,3%), Varejo Ampliado (-11,3%) e Serviços (-3,3%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Obra da Corsan pode deixar cidades da Região Metropolitana sem água
Bruno Eizerik é o presidente do Sinepe-RS
Sinepe comemora seu 67º aniversário hoje
https://www.osul.com.br/fecomercio-rs-preve-que-conjuntura-economica-negativa-deve-se-aprofundar-no-1o-semestre-de-2016/ Fecomércio-RS prevê que conjuntura econômica negativa deve se aprofundar no 1º semestre de 2016 2015-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar