Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 20 de agosto de 2015
Como forma de integrar e ensinar a gerenciar conflitos, além de fomentar o empreendedorismo dos alunos antes mesmo de encararem o mercado de trabalho, o Colégio Batista da Capital implantou a Feira do Empreendedor como projeto interdisciplinar para as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
Durante dois meses, cada grupo de alunos se transformou em uma “miniempresa” que se reuniu semanalmente para criar um produto, projetar o marketing, a produção financeira e um protótipo. A implantação do projeto foi acompanhada pelos professores da Instituição e, cada um, dentro da sua área, colaborou para que o desenvolvimento do trabalho se tornasse ainda mais criativo. Os estudantes ficaram responsáveis por toda a operação de negócio, sendo que somente a venda do produto não será efetuada.
“Através desse projeto interdisciplinar estaremos estimulando o lado empreendedor de cada aluno. Eles terão que vender a ideia do seu grupo que, teve que trazer elementos como a sustentabilidade para dentro das suas criações, além de se preocupar também com o impacto social. É também, uma forma de aproximá-los do mundo dos negócios”, enfatiza Cristiane Zart, orientadora educacional da Escola.
Entre os produtos criados estão: um gerador eletromagnético portátil – carregador universal – fonte alternativa de geração de energia elétrica; uma luminária de dínamo que funciona como luz de emergência e que produz sua própria carga; além de pomadas e sabonetes feitos com ervas medicinais que são utilizados para aliviar os sintomas de inflamação, inchaço e dores causados por lesões e contusões; um álcool gel que vem com repelente, além de outras invenções.
A exposição desses trabalhos será para pais e público geral, no próximo sábado (22), a partir das 10h na sede do Colégio. Na ocasião, os visitantes votarão no trabalho mais sustentável, mais criativo e no produto destaque. O que receber mais votos dentro de cada quesito receberá um troféu como prêmio. O evento é aberto ao público.