Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil General que cuidou da segurança de Dilma por cinco anos será o novo comandante militar do Sudeste

Compartilhe esta notícia:

General Marcos Antonio Amaro dos Santos durante a posse como chefe da Casa Militar da Presidência. (Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

O general Marcos Antônio Amaro dos Santos, responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff durante cinco anos, será o novo comandante militar do Sudeste. Amaro foi uma espécie de sombra de Dilma, primeiro na Secretaria de Segurança Presidencial e, depois, como ministro-chefe da Casa Militar.

Ele era visto quase diariamente ao lado da ex-presidente, em suas pedaladas pela manhã, compromissos oficiais e viagens pelo Brasil e exterior. Em 3 de julho, Amaro vai assumir o posto pertencente a Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, que comandará a Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro.

Paulista de 61 anos, Amaro assume o Comando Militar do Sudeste no momento em que o governo demite servidores ligados ao Partido dos Trabalhadores. Na última semana, Bolsonaro criticou o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Joaquim Levy, por causa da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto, que trabalhou em governos do PT, para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do banco. O episódio provocou a saída de Levy da presidência do BNDES.

Bolsonaro também demitiu o general Juarez Aparecido de Paula Cunha da presidência dos Correios por ter se comportado, na interpretação dele, como “sindicalista”. Dias antes, Cunha havia criticado no Congresso o plano de privatização dos Correios.

De janeiro de 2011 a maio de 2016, Amaro vigiou cada passo da presidente Dilma. Em último caso, se o aparato de segurança falhasse, era sua a obrigação de arriscar a própria integridade para impedir, por exemplo, que a presidente fosse atingida por um tiro. Segundo reportagem da época do jornal Correio Braziliense, Amaro era conhecido no Palácio do Planalto como alguém cordial, simpático e discreto.

Em busca de mais privacidade, a presidente não raro escapava da segurança. Certa vez, liberou a guarda de plantão sob o pretexto de que ficaria no Alvorada e montou na garupa de uma Harley-Davidson do então secretário-executivo Carlos Gabas (Previdência). Rodou Brasília ouvindo rock, como mostrou a Folha de S.Paulo à época. Em outra ocasião, Dilma chamou atenção do general por ter sido relapso. A então presidente havia acabado de arrumar o cabelo para sua estreia nas Nações Unidas quando foi surpreendida por uma chuva persistente. Ao perceber que Amaro não tinha um guarda-chuva para protegê-la, apontou para o cabelo com laque e reclamou: “Pô, general.”.

Durante o convívio com a presidente, Amaro foi promovido de general de brigada ao posto de general de divisão e ganhou sua terceira estrela em uma cerimônia em 2014. Apesar da promoção na patente, continuou como Secretário de Segurança da Presidência da República. Em outubro de 2015, foi nomeado ministro-chefe da Casa Militar.

Ao deixar a Presidência, em maio de 2016, Amaro foi nomeado comandante da 3ª Divisão de Exército, em Santa Maria (RS). Chefiava uma tropa de 20 mil homens. Atualmente, ocupa a função de secretário de Economia e Finanças do Exército.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mensagens vazadas na internet indicam que, após crítica de Sérgio Moro quando era juiz, uma procuradora foi excluída de audiência no processo contra Lula
Collor admite “pecado” e pede ao Supremo que seja absolvido. Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro
https://www.osul.com.br/general-que-cuidou-da-seguranca-de-dilma-por-cinco-anos-sera-o-novo-comandante-militar-do-sudeste/ General que cuidou da segurança de Dilma por cinco anos será o novo comandante militar do Sudeste 2019-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar