Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Juiz Sérgio Moro aceita denúncia contra o deputado federal e ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira e mais 13 envolvidos na Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Ex-tesoureiro do PT e deputado federal Paulo Ferreira (Foto: Câmara dos Deputados)

O ex-tesoureiro do PT e deputado federal Paulo Ferreira e mais 13 acusados viraram réus no processo que apura irregularidades nas obras do Cenpes (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello) da Petrobras, no Rio de Janeiro. A denúncia foi apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal) e aceita pelo juiz Sérgio Moro.

As obras foram o foco da 31ª fase da Operação Lava-Jato, desencadeada em julho deste ano. De acordo com o MPF, o Consórcio Novo Cenpes pagou R$ 20 milhões em propina para conseguir o contrato para execução das obras do Centro de Pesquisa de Petrobras. A irregularidade ocorreu entre 2007 e 2012.

A força-tarefa afirma que o dinheiro foi repassado para funcionários do alto escalão da Petrobras e representantes do PT. Os réus vão responder por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa. A denúncia apresentava 15 nomes. Porém, o nome de Ricardo Pernambuco Backheuser Júnior foi retirado devido a um acordo de colaboração com a força-tarefa. O ex-tesoureiro do PT é réu em outro processo na Justiça Federal de São Paulo pela Operação Custo Brasil, que é um desdobramento da Operação Lava-Jato.

Segundo o Ministério Público Federal, ele participou de irregularidades em empréstimos consignados e do pagamento de propina para agentes públicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A fraude teria ocorrido em contratos de prestação de serviços de informática entre os anos de 2010 e 2015.

Assim que a 31ª fase da Lava-Jato se tornou pública, o MPF afirmou que Alexandre Romano, que é ex-vereador da cidade de Americana (SP), confessou ter repassado mais de R$ 1 milhão do Consórcio Nova Cenpes para Ferreira, por meio de contratos simulados. (AG) 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vazamento de produto químico no complexo da GM em Gravataí deixa funcionários intoxicados
O palácio real britânico divulgou as fotos do príncipe Louis tiradas por Kate Middleton
https://www.osul.com.br/juiz-sergio-moro-aceita-denuncia-contra-deputado-federal-e-ex-tesoureiro-do-pt-paulo-ferreira-e-mais-13-envolvidos-na-0peracao-lava-jato/ Juiz Sérgio Moro aceita denúncia contra o deputado federal e ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira e mais 13 envolvidos na Operação Lava-Jato 2016-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar