Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Lançada a 6ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Inscrições vão até o dia 3 de setembro

Compartilhe esta notícia:

Os anfitriões do Prêmio na cerimônia de lançamento: João Dorneles Freire (Braskem), Jussara Pires (ABES-RS) e Batista Filho (ARI). (Foto: divulgação)

Lançada na manhã desta terça-feira, a 6ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental chega com novidades. Numa parceria com a Braskem, ABES-RS e ARI (Associação Riograndense de Imprensa), a iniciativa que há cinco anos vem premiando matérias jornalísticas voltadas à preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade, veiculadas em jornais, emissoras de rádio e televisão de todo o RS, agora também vai destacar trabalhos divulgados em blogs.

Somando as cinco edições anteriores, mais de 500 trabalhos já foram gerados pela premiação, impactando leitores e a sociedade como um todo. João Rui Dorneles Freire, diretor de Relações Institucionais da Braskem abriu o evento, mencionando citações da moçambicana Graça Machel, que participou nesta segunda-feira (13) do Fronteiras do Pensamento na Capital, defendendo a necessidade de um retorno ao simples.

Freire reitera que as pessoas perderam a simplicidade, com o consumo ganhando enormes proporções. Ele cita uma pesquisa nacional que aponta que há cerca de 10 anos eram adquiridas 40 peças de vestuário per capita. Hoje, este número chega a 67 “porque a gente perdeu a conexão com o simples. Não nos relacionamos mais com as pessoas, com a natureza. O papel do jornalista é trabalhar incansavelmente a questão ambiental para resgatar toda esta simplicidade. É preciso debater fortemente tudo isto, trazendo soluções para a sociedade”. O tema ambiental, segundo ele, encontra sua solução no indivíduo, não na comunidade. Ou o indivíduo muda ou nada poderá contribuir para um planeta melhor. “Temos que debater cada vez mais a questão ambiental”.

Na sequência, a presidente da ABES-RS, Jussara Pires, salientou que “empresas, cidadãos e poder público valorizam um bom trabalho e é isto que a gente quer com o Prêmio Lutzenberger”. Ela aponta a relevância dos conteúdos apresentados, traduzindo a complexidade do meio ambiente, simultaneamente aos anseios da sociedade industrial, focada em escala e consumo. “Isto gera impacto e hoje chegamos a um impasse”. Ela analisa que o consumo é assustador, com grande massa da população sofrendo suas consequências. Neste cenário, o Prêmio ganha importância, focado “na construção de uma visão de mundo”.

Batista Filho, presidente da ARI, encerrou a cerimônia reforçando o papel do jornalista, que “existe para divulgar o que os outros fazem de bom ou de ruim. “O jornalista é um gerador do fato e ninguém mais sabe fazer isto de forma mais produtiva”. O presidente considera que as demandas da sociedade exigem qualidade de vida, que todo o ser humano precisa e necessita para a sua felicidade, o que tem a ver com um ambiente limpo. “A deseducação é sujeira. Desejo que todos tenham o direito universal de serem felizes”.

Para a 6ª edição do Prêmio Lutzenberger de Jornalismo Ambiental serão aceitos trabalhos que tenham sido veiculados entre 01 de julho de 2018 e 30 de junho de 2019. As inscrições vão até o dia 3 de setembro. (Clarisse Ledur)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Motoristas do Uber passam a receber destino final do passageiro antes de aceitar a corrida, em Porto Alegre
Premiação gaúcha José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental lança nova edição
https://www.osul.com.br/lancada-a-6a-edicao-do-premio-jose-lutzenberger-de-jornalismo-ambiental-inscricoes-vao-ate-o-dia-3-de-setembro/ Lançada a 6ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Inscrições vão até o dia 3 de setembro 2019-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar