Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Artes visuais: inteligência artificial pode ter desvendado mistério antigo em pintura de Rafael; entenda

Compartilhe esta notícia:

Obra que está em museu da Espanha sempre teve a autoria discutida por especialistas. (Foto: Reprodução)

Um mistério em torno de uma tela do pintor italiano Rafael Sanzio (1483-1520) pode ter chegado ao fim graças à inteligência artificial. A obra em questão é “Madona da rosa”, feita no fim da vida do renascentista, que retrata Maria, José, o menino Jesus e João Batista.

Apesar da autoria de Rafael ser dada como certa, sempre se discutiu a hipótese de um segundo ou até mesmo um terceiro colaborador. Muitos atribuem a Giuliano Romano, aluno de Rafael, o rosto de José que, dizem especialistas, não parece ter sido feito pelo italiano.

Uma tecnologia desenvolvida por Hassan Ugail, professor de computação visual da Universidade de Bradford, pode ter esclarecido a dúvida histórica. Depois de analisar minuciosamente 49 obras incontestadas de Rafael, o software “aprendeu” a reconhecer com 98% de precisão as obras do mestre. No caso da “Madona da rosa”, a conclusão é que a maior parte da pintura é de Rafael, mas o rosto de José foi feito por outra pessoa.

A descoberta está descrita em artigo publicado nessa quinta-feira (21) na revista Heritage Science. A “Madona da rosa” foi comprada como um “autêntico Rafael” no século XIX por George Gordon, primeiro-ministro britânico de 1852 a 1855. Depois, chegou a ser atribuída a um artista de menor expressão, Innocenza da Imola. Posteriormente, a autoria de Rafael voltou a ser confirmada, apesar das suspeitas de ter sido feita a quatro mãos. Hoje, a “Madona da rosa” está ao alcance do público no Museu do Prado, em Madri, na Espanha.

Maria Madalena

Em outra frente, uma pintura de Maria Madalena que foi comprada em outubro por apenas 30 mil euros, na crença de que era obra de um discípulo anônimo de Leonardo da Vinci, é na verdade do mestre italiano Rafael, concluíram os especialistas.

O retrato foi colocado à venda por uma galeria de arte de Londres, onde os curadores consideraram que não tinha procedência nada impressionante e foi comprado por um colecionador francês anônimo, que comentou ter ficado “imediatamente impressionado” com a obra, apesar de estar “muito suja” quando a comprou.

Agora, uma equipe de especialistas franceses e italianos afirma num novo estudo que a pintura é do mestre da alta Renascença Rafael, cujas obras são vendidas por milhões. Em 2012, um desenho do artista – Cabeça de um Jovem Apóstolo – foi vendido por quase 30 milhões de euros.

Acredita-se que a modelo da pintura seja Chiara Fancelli, esposa de seu professor, Pietro Perugino. Perugino então usou o desenho inicial dela feito por Rafael para produzir sua própria pintura, dizem os especialistas.

O colecionador que o comprou disse: “Quando vi pela primeira vez uma foto dele (do quadro) na internet, esta Santa Maria Madalena imediatamente me impressionou. Quando chegou, foi ainda mais comovente, embora estivesse muito sujo.”

O colecionador pediu a um especialista que verificasse a afirmação da galeria sobre a origem da pintura. Ao descobrir quem realmente a pintou, o colecionador disse que gostaria que a obra fosse exposta em um museu.

Alguns críticos e especialistas, porém, consideraram as novas conclusões pouco convincentes. Um relatório publicado pelo veículo de arte italiano Finestre Sull’Arte destacou razões para o ceticismo em torno do estudo, atribuindo motivos para a peça ser na verdade de Pietro Perugino. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Falsificação de assinaturas e doações para si mesmo: entenda a nova denúncia de Ana Hickmann contra o ex-marido Alexandre Correa
Brasil fora do Oscar: lista divulgada não tem nenhum filme nacional
https://www.osul.com.br/artes-visuais-inteligencia-artificial-pode-ter-desvendado-misterio-antigo-em-pintura-de-rafael-entenda/ Artes visuais: inteligência artificial pode ter desvendado mistério antigo em pintura de Rafael; entenda 2023-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar