Terça-feira, 19 de março de 2024
Por Redação O Sul | 21 de dezembro de 2023
Um mistério em torno de uma tela do pintor italiano Rafael Sanzio (1483-1520) pode ter chegado ao fim graças à inteligência artificial. A obra em questão é “Madona da rosa”, feita no fim da vida do renascentista, que retrata Maria, José, o menino Jesus e João Batista.
Apesar da autoria de Rafael ser dada como certa, sempre se discutiu a hipótese de um segundo ou até mesmo um terceiro colaborador. Muitos atribuem a Giuliano Romano, aluno de Rafael, o rosto de José que, dizem especialistas, não parece ter sido feito pelo italiano.
Uma tecnologia desenvolvida por Hassan Ugail, professor de computação visual da Universidade de Bradford, pode ter esclarecido a dúvida histórica. Depois de analisar minuciosamente 49 obras incontestadas de Rafael, o software “aprendeu” a reconhecer com 98% de precisão as obras do mestre. No caso da “Madona da rosa”, a conclusão é que a maior parte da pintura é de Rafael, mas o rosto de José foi feito por outra pessoa.
A descoberta está descrita em artigo publicado nessa quinta-feira (21) na revista Heritage Science. A “Madona da rosa” foi comprada como um “autêntico Rafael” no século XIX por George Gordon, primeiro-ministro britânico de 1852 a 1855. Depois, chegou a ser atribuída a um artista de menor expressão, Innocenza da Imola. Posteriormente, a autoria de Rafael voltou a ser confirmada, apesar das suspeitas de ter sido feita a quatro mãos. Hoje, a “Madona da rosa” está ao alcance do público no Museu do Prado, em Madri, na Espanha.
Maria Madalena
Em outra frente, uma pintura de Maria Madalena que foi comprada em outubro por apenas 30 mil euros, na crença de que era obra de um discípulo anônimo de Leonardo da Vinci, é na verdade do mestre italiano Rafael, concluíram os especialistas.
O retrato foi colocado à venda por uma galeria de arte de Londres, onde os curadores consideraram que não tinha procedência nada impressionante e foi comprado por um colecionador francês anônimo, que comentou ter ficado “imediatamente impressionado” com a obra, apesar de estar “muito suja” quando a comprou.
Agora, uma equipe de especialistas franceses e italianos afirma num novo estudo que a pintura é do mestre da alta Renascença Rafael, cujas obras são vendidas por milhões. Em 2012, um desenho do artista – Cabeça de um Jovem Apóstolo – foi vendido por quase 30 milhões de euros.
Acredita-se que a modelo da pintura seja Chiara Fancelli, esposa de seu professor, Pietro Perugino. Perugino então usou o desenho inicial dela feito por Rafael para produzir sua própria pintura, dizem os especialistas.
O colecionador que o comprou disse: “Quando vi pela primeira vez uma foto dele (do quadro) na internet, esta Santa Maria Madalena imediatamente me impressionou. Quando chegou, foi ainda mais comovente, embora estivesse muito sujo.”
O colecionador pediu a um especialista que verificasse a afirmação da galeria sobre a origem da pintura. Ao descobrir quem realmente a pintou, o colecionador disse que gostaria que a obra fosse exposta em um museu.
Alguns críticos e especialistas, porém, consideraram as novas conclusões pouco convincentes. Um relatório publicado pelo veículo de arte italiano Finestre Sull’Arte destacou razões para o ceticismo em torno do estudo, atribuindo motivos para a peça ser na verdade de Pietro Perugino. As informações são do jornal O Globo.