Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Morre Franco Zeffirelli, cineasta italiano que dirigiu Romeu e Julieta de 1968

Compartilhe esta notícia:

O cineasta ficou famoso por obras com A Megera Domada (1967) e Romeu e Julieta (1968). (Reuters/Daniele la Monaca/Direitos reservados/ Reprodução Agência Brasil)

Com 96 anos, o cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, em Roma, neste sábado (15). Ele era natural de Florença e o prefeito da cidade, Dario Nardella, foi que divulgou a informação. “Um dos grandes homens da cultura mundial”, foi como Nardella classificou Zeffirelli. o profissional da arte cinematográfica ficou conhecido pelo romantismo e por adaptações das peças de Shakespeare.

O cineasta iniciou a carreira sendo assistente de direção de Luchino Visconti, nos filmes A Terra Treme (1948), Belíssima (1951) e Sedução da Carne (1954). Já como diretor, conduziu clássicos como La Bohème (encenação da ópera de Puccini, em 1965); A Megera Domada, com Richard Burton e Elizabeth Taylor (1967); Romeu e Julieta, com Michael York e Laurence Olivier (1968); Irmão Sol, Irmã Lua (1977); O Campeão, com Jon Voight, Faye Dunaway e Nicky Schrodeer (1978); Amor Sem Fim, com Broke Shields (1981) e Chá Com Mussolini (1999).

Ele também mostrou outras facetas artístivas como diretor cênico e figurinista de teatro e ópera. Além disso filmou para a televisão Jesus de Nazaré (1977), Dias de destruição (1966), Fidelio (1970) e a Missa Solene (1971), de Beethoven.

Vida Pessoal

Zeffirelli era nascido em 12 de fevereiro de 1923. o cineasta era homossexual e revelou em autobiografia ter sido apaixonado pelo colega e mentor Visconti. Porém, nutriu grande amizade com a soprano Maria Callas, e disse que ela foi a única mulher pela qual se apaixonou. Seu filme Callas Forever (2002), foi destinado a Maria.

Ele chegou a ingressar na vida política, entrando no Parlamento pelo partido Forza Itália, de Silvio Berlusconi. Zeffirelli afirmava possuir um “desespero anticomunista”, o que justificaria sua posição conservadora.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Morre, aos 96 anos, o cineasta italiano Franco Zeffirelli
Música de divas do pop aparece em primeiro lugar na Apple e segundo no Spotify
https://www.osul.com.br/morre-franco-zeffirelli-cineasta-italiano-que-dirigiu-romeu-e-julieta-de-1968/ Morre Franco Zeffirelli, cineasta italiano que dirigiu Romeu e Julieta de 1968 2019-06-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar