Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Público tem testes de HIV, sífilis e hepatite C no carnaval dos blocos de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Haverá distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Neste final de semana, quem curtir o Carnaval de Blocos terá nova oportunidade de fazer testes de HIV, sífilis e hepatite C na unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Oferecido pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), o serviço estará disponível neste domingo, 18, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, sempre das 15h às 19h, em Porto Alegre.

Haverá distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. Nas edições anteriores do evento, contando quatro dias de atendimento (3, 4, 10 e 13 de fevereiro), foram realizados testes em 169 pessoas durante a programação da Cidade Baixa e orla do Guaíba, dos quais 26 reagentes para sífilis, seis para HIV e três para hepatite C.

Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos, com dois consultórios para atendimento à população. A equipe é composta por servidores municipais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem. Após a realização dos exames, as pessoas com casos confirmados de sífilis já podem receber tratamento, com a aplicação da primeira dose de penicilina. A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual.

Fique Sabendo

O objetivo do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. A ideia ainda é que as pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Na Capital, o projeto é administrado pela Área de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações. Outras informações e acesso ao cálculo de risco, conforme o grau de exposição à infecção de HIV, estão no site www.aids.poa.br.

Confira datas e locais da unidade móvel no carnaval de blocos:

Dia 18 de fevereiro, das 15h às 19h
Orla – avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol

Dia 18 de março, das 12h às 19h
Avenida Augusto de Carvalho com José Loureiro da Silva

Fique Sabendo no Carnaval de Blocos 2018
Sábado, 17, e domingo, 18 de fevereiro, das 15h às 19h
Cidade Baixa e orla do Guaíba
Dois consultórios com testagens de HIV, sífilis e hepatite C, orientações e prevenção

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Lula diz que sítio foi comprado por amigo Jacó e reforma executada por Bumlai
Rússia diz ter cumprido cessar-fogo e parado com bombardeios na Síria
https://www.osul.com.br/publico-tem-testes-de-hiv-sifilis-e-hepatite-c-no-carnaval-dos-blocos-de-porto-alegre/ Público tem testes de HIV, sífilis e hepatite C no carnaval dos blocos de Porto Alegre 2018-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar