Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Separação sob a perspectiva de um Direito mais humano

Compartilhe esta notícia:

A advogada Paula Britto lança Manual da Separação - Guia prático, funcional e acolhedor. (Crédito: divulgação)

Por entender uma necessidade geral de normalizar dúvidas e dores recorrentes no processo de separação, a advogada Paula Britto concebeu, em uma linguagem acessível, distante dos termos técnicos que envolvem o Direito de Família, o Manual da Separação – Guia prático, funcional e acolhedor (Editora Sulina, 126 páginas, R$35,00 ISBN: 978-85-205-0825-1).

Com base em experiências pessoais e profi­ssionais, a autora elenca, passo a passo, como funciona uma separação bem elaborada, com maior proteção aos fi­lhos, trazendo a ideia de que existe, sim, a possibilidade de separar com afeto, mesmo que ele tenha se perdido no tempo.

O ­fim partiu de quem? Que diferença isso faz? Qual a melhor forma de contar aos fi­lhos e sair de casa? Quais são os direitos que recaem sobre os bens, alimentos e o que é a guarda compartilhada? Neste trajeto a ser percorrido, a advogada aborda a raiva e a culpa, a postura perante as redes sociais, sugere maneiras de trabalhar o desapego, esgotar possibilidades dentro de uma relação, formas de como evitar a prática da alienação parental e como é possível a reconstrução de novas famílias após um divórcio.

“O movimento de humanização familiar já começou. A composição de novas famílias e o afeto com principio norteador deste direito já mostram que este é o caminho. Mas, ainda temos um percurso pela frente que faça com que a sociedade absorva estes valores como prioridade, busque formas mais compositivas de resolução de conflitos e para que os profissionais que atuam na área possam recorrer também a esta postura conciliadora. Porque, infelizmente, muitos ainda se sustentam em um direito ultrapassado baseado no litígio”, coloca a autora.

No prefácio, a Terapeuta de Casal e Família Marilene Marodin observa a abordagem leve, objetiva e clara de temas tão sensíveis e as proposições para um divórcio menos traumático para toda a família. “Destaco o registro das mensagens de flexibilidade e aceitação de comportamentos, a validação do passado vivido sem julgamentos de valor, a busca da preservação da intimidade, o aprender a estar só e a reflexão sobre o caminho trilhado com a esperança de encontrar a reconstrução do vínculo amoroso em outra relação”, aponta.

 

O lançamento será realizado no dia 05 de setembro, às 19 horas, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras). Antes da sessão de autógrafos, a autora participa de um bate-papo com a terapeuta Marilene Marodin.
Paula Britto é advogada especialista em Famílias e Sucessões, pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem formação teórica em Mediação de Conflitos pela Clínica de Psicoterapia e Instituto da Mediação (CLIP) e é mãe do Francisco.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

CRA-RS premia profissionais destaques com o Mérito em Administração 2018
Unimed Porto Alegre promove oficina de pintura de mandalas
https://www.osul.com.br/separacao-sob-a-perspectiva-de-um-direito-mais-humano/ Separação sob a perspectiva de um Direito mais humano 2018-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar