Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Sobe para quase cinco mil o número de pessoas fora de casa em razão das inundações no Estado

Compartilhe esta notícia:

Campo Bom já registra a segunda maior enchente dos últimos 50 anos. (Foto: Pâmela Foster/Prefeitura de Campo Bom)

O número de pessoas que tiveram de sair de casa devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde segunda-feira chegou a cerca de 4,8 mil, segundo boletim divulgado nessa quarta-feira pela Defesa Civil gaúcha. Dessas, 716 foram alojadas em abrigos provisórios. Ao todo, 41 municípios do Estado foram afetados pela força e continuidade das precipitações.

As principais cidades atingidas são Esteio, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul, Riozinho e Rolante. A Defesa Civil Estadual segue monitorando a situação dos rios Uruguai, Caí e dos Sinos. Os pontos de concentração dos esforços são as regiões do Vale do Caí, Sinos e as áreas do Norte e da Fronteira Oeste, banhadas pelo rio Uruguai. A previsão de aumento da vazão do Uruguai acarreta preocupação extra com os municípios de Iraí, São Borja, Uruguaiana, Itaqui e Barra do Quaraí. Da mesma forma, no rio dos Sinos, os municípios que devem receber grande vazão de água são Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio e Parobé. O rio Caí tem previsão de aumento do nível em Montenegro e São Sebastião do Caí.

Em Esteio, o número de desabrigados continuava estimado em 600 pessoas nessa quarta-feira, todos recebendo auxílio em dez pontos de abrigo montados pela prefeitura. Cerca de 1,5 mil famílias foram desalojadas na cidade. Por volta das 16h, a altura do rio dos Sinos no trecho de Esteio se encontrava em 2,74 metros, subindo dois centímetros a cada quatro horas, conforme régua de medição no Três Portos, enquanto o patamar de emergência é de 3,25 metros. Em cidades como Campo Bom e Novo Hamburgo, a velocidade era ainda maior.

Em Campo Bom, que já registra a segunda maior enchente dos últimos 50 anos, a Defesa Civil passou o dia atendendo famílias nessa quarta-feira. A prefeitura deve decretar situação de emergência nesta quinta-feira. Cachoeirinha, Barra do Guarita, Esteio, Rolante e Riozinho já decretaram emergência.

A ERS-129, entre Estrela e Colinas, e a ERS-130, entre Mariante e General Câmara, foram interrompidas em razão da cheia do rio Taquari, conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem. Em virtude das chuvas, diversos buracos abriram ou foram ampliados nas rodovias, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

O governador do RS, José Ivo Sartori, sobrevoou, na tarde dessa quarta-feira, as áreas atingidas pelas cheias em Esteio, São Leopoldo, Montenegro e São Sebastião do Caí. Pedidos de auxílio podem ser feitos pelo telefone 199. Doações podem ser entregues em postos da Brigada Militar e dos Bombeiros ou em pontos credenciados: Banrisul, Banco do Brasil e redes Zaffari e Panvel.

Luz

Até o fim da noite dessa quarta-feira, 2,1 mil pessoas continuavam sem luz na área de concessão da Rio Grande Energia. Outros 2,3 mil seguiam com a energia elétrica desligada por motivo de segurança devido aos alagamentos na zona da AES Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Comissão do Senado aprovou as regras que permitem a demissão de servidores públicos por “insuficiência de desempenho”
Vigia de creche coloca fogo em crianças e provoca mortes em Minas Gerais
https://www.osul.com.br/sobe-para-quase-cinco-mil-o-numero-de-pessoas-fora-de-casa-em-razao-das-inundacoes-no-estado/ Sobe para quase cinco mil o número de pessoas fora de casa em razão das inundações no Estado 2015-07-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar