Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

Ciência Sonda japonesa parte de asteroide em direção à Terra

A Hayabusa2 foi lançada em 2014 e alcançou o asteroide em junho do ano passado. (Foto: Reprodução)

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) informou que sua sonda está voltando para a Terra após deixar o asteroide Ryugu.

A Hayabusa2 foi lançada em 2014 e alcançou o asteroide, distante cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra, em junho do ano passado. Ela foi bem-sucedida, em uma missão sem precedentes de pousar duas vezes. Os pousos tinham como objetivo coletar amostras de rochas, inclusive sob a superfície.

Segundo a Jaxa, houve a confirmação da partida da sonda, após a ignição dos motores às 10h desta quarta-feira, dia 13 (hora de Tóquio).

A agência espacial japonesa também divulgou uma imagem do Ryugu, fotografada pela Hayabusa2 a 20 quilômetros de altura da superfície.

A partir de 20 de novembro, a sonda vai passar cerca de duas semanas fazendo testes de operação de seus motores de íons que a trarão de volta à Terra.

A Jaxa declarou que planeja fazer com que, em novembro ou dezembro do próximo ano, a Hayabusa2 desconecte uma cápsula de reentrada que deve conter amostras de rochas. Posteriormente, a cápsula será recolhida no estado da Austrália do Sul.

Todas de Ciência

Compartilhe esta notícia:

O governo gaúcho vai utilizar a permuta de imóveis do Estado para quitar as dívidas com os municípios na área da saúde
Estudo da Nasa indica que atividades humanas estão secando o ar da Amazônia
Deixe seu comentário
Pode te interessar