Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um avião militar caiu na Argélia e deixou mais de 250 mortos

Compartilhe esta notícia:

Foram 257 mortos na queda do avião. (Foto: Reprodução)

A queda de um avião militar próximo a cidade de Argel, capital argelina, na manhã desta quarta-feira (11), deixou 257 mortos, disse o Ministério da Defesa local, sendo 247 passageiros e dez tripulantes. Não houve sobreviventes.

A maior parte dos mortos é de soldados do Exército argelino. Entre as vítimas estão também ao menos 26 membros do Polisario, um grupo apoiado pelo governo argelino que luta pela independência do Saara Ocidental, território disputado com o vizinho Marrocos.

 

É o maior número de mortos causados por uma queda de avião em quatro anos, desde que uma aeronave da Malaysia Airlines caiu após ser atingido por um míssil quando sobrevoava a Ucrânia, deixando 298 mortos em julho de 2014. O acidente entra para a lista dos mais graves já registrados na história.

Antes disso, o maior acidente tinha acontecido em 2003, quando um avião militar iraniano modelo Ilyushin Il-76, de origem russa, caiu quando sobrevoava uma área montanhosa do país, matando os 275 passageiros a bordo.

O avião que caiu nesta quarta é do mesmo modelo do iraniano. A aeronave de origem russa caiu em uma fazenda logo após decolar da base militar de Boufarik, no Norte do país, a 30 quilômetros de Argel.

Ele tinha como destino uma base militar na cidade de Bechar (720 quilômetros a sudoeste de Argel, próximo da fronteira com o Marrocos).

Antes, porém, iria fazer uma parada em Tindouf (700 quilômetros ao sul de Bechar) cidade onde vivem milhares de refugiados do Saara Ocidental e que faz fronteira com o território disputado.

É o primeiro acidente com um avião militar no país desde fevereiro de 2014, quando 77 pessoas —entre militares e seus familiares — morreram na queda de um Hercules C-130 a 500 quilômetros da capital Argel.

Nos trabalhos de resgate participaram mais de 300 pessoas, entre efetivos da Defesa Civil, médicos, policiais e membros do Exército argelino, que sofreu uma tragédia similar em 2014. Ainda não está claro o que pode ter causado o acidente nem qual era o propósito do voo. O Ministério da Defesa informou que já foi apontada uma comissão para investigar as causas da tragédia.

Modelo

O modelo IL-76 é produzido pelos russos desde a década de 1970 e é destinado prinipalmente para transporte de cargas e militares. O site oficial da fabricante diz que o modelo foi desenhado para capacidade máxima de 225 passageiros e 7 tripulantes na configuração de dois andares.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Preso advogado suspeito de aplicar golpes em Canela
Empresário é preso por crime ambiental em São Leopoldo
https://www.osul.com.br/um-aviao-militar-caiu-na-argelia-e-deixou-mais-de-250-mortos/ Um avião militar caiu na Argélia e deixou mais de 250 mortos 2018-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar