Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Universidade faz representação criminal contra criador da “pílula do câncer”

Compartilhe esta notícia:

USP passou duas décadas sem interferir na fabricação e distribuição das pílulas. (Foto: Marcello Casal Jr./ Arquivo ABr)

A Procuradoria-Geral da USP (Universidade de São Paulo) decidiu fazer uma representação criminal contra Gilberto Chierice, professor aposentado do Instituto de Química de São Carlos, órgão da universidade e coordenador dos estudos sobre a fosfoetanolamina, a chamada “pílula do câncer”. Segundo a USP, Chierice teria praticado dois crimes previstos no Código Penal ao distribuir a substância a pessoas com câncer durante mais de duas décadas.

De acordo com Geraldo Souza Filho, delegado assistente da Delegacia Seccional de Polícia de São Carlos, o professor argumentou, em seu depoimento, que não praticou curandeirismo, porque só fornecia as pílulas a pacientes que chegavam até ele munidos de receita médica, além de não se beneficiar economicamente com a prática. Para a Procuradoria da universidade, Chierice deveria ser responsabilizado por curandeirismo e por expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente. As penas previstas para os delitos são detenção de seis meses a dois anos e detenção de três meses a um ano, respectivamente. No caso da pena por curandeirismo, pode ainda haver multa caso o condenado tenha lucrado com a prática. Apesar da representação, a USP passou duas décadas sem interferir na fabricação e distribuição das pílulas. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Apenas 2,1% dos alunos pobres do País têm um bom desempenho escolar
Conselho investiga a médica que se recusou a atender filho de petista
https://www.osul.com.br/universidade-faz-representacao-criminal-contra-criador-da-pilula-do-cancer/ Universidade faz representação criminal contra criador da “pílula do câncer” 2016-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar