Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd 80 ANOS DEPOIS

Compartilhe esta notícia:

A cultura dos carimbos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A 19 de dezembro de 1935, o Jornal do Brasil, editado no Rio de Janeiro, publicou:

“Casos em nossa complicada burocracia são realmente clamorosos e trazem ao país prejuízos incalculáveis”.

A notícia relata a chegada ao porto de Santos de um grande carregamento de batatas para sementes vindas da Holanda e da Alemanha, destinadas a serem distribuídas aos agricultores da próxima safra.

A retirada das caixas, porém, foi impedida sob fundamento da falta de uma formalidade relativa a certificado de procedência.

Segue a notícia: “Fizeram penosas, insistentes, exaustivas demarches. Esse esforço levou três meses. O resultado não poderia deixar ser este: quando as sementes de batatas, compradas a bom preço, conseguiram sair da Alfândega, já não tinham poder germinativo e já havia passado a época própria do plantio.”

O Jornal do Brasil concluiu: “Francamente, é de desanimar aos mais animosos tanta ferrugem na máquina burocrática.”

Passados 80 anos, persistem alguns resquícios da ferrugem.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Nelson Adams Filho inicia novo Ciclo de Palestras
O Comunismo personalizado
Pode te interessar