Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Agricultura confirma dois casos de mal da vaca louca no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Os dois casos são considerados atípicos, de gado que não chegou a ser comercializado, segundo o Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura (MAPA) confirmou dois registros da doença conhecida como mal da vaca louca no Brasil. Os dois casos são atípicos, isolados, e foram em gado que não chegou a ser comercializado, segundo informou o próprio MAPA. Ou seja, considera-se que não há risco para a saúde pública.

O ministério identificou um caso em um frigorífico de Belo Horizonte e o outro em Nova Canaã do Norte, Mato Grosso. O MAPA destacou que a contaminação dos animais ocorreu de maneira espontânea e esporádica, e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados. E que todas as ações sanitárias de redução de risco foram concluídas.

“É missão do ministério fazer inspeção, fiscalização, porque nós trabalhamos com alimentos e nós precisamos garantir ao povo brasileiro e ao mundo, para os países que a gente exporta, que o nosso alimento é saudável. É um caso atípico, não tem problema para a saúde pública”, diz Tereza Cristina, ministra de Agricultura.

O Instituto Mineiro de Agropecuária afirmou que fez o abate de emergência do animal doente e interditou a fazenda de origem. E o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso disse que monitora a situação.

A exportação de carne bovina para China foi suspensa cumprindo protocolo entre os dois países. A medida é temporária até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações sobre os casos.

O mal da vaca louca pode se manifestar de duas maneiras. Na clássica, há uma contaminação do bovino por meio das rações que ele come, feitas com a proteína animal. Essa ração é proibida no Brasil. E na forma atípica, uma proteína do animal sofre uma mutação. Os casos de Minas e Mato Grosso são atípicos, aconteceram em animais de descarte, com idade avançada.

Para os veterinários não há risco de contaminação de humanos:

“Esse animal não foi para cadeia de consumo, e a forma atípica são em pouquíssimos casos, não só no Brasil, mas mundialmente. Ainda não se tem relato dessa transmissão da forma atípica justamente porque o sistema de vigilância, prevenção e controle é bastante eficaz”, explica Maria Isabel Guedes, professora da escola de veterinária da UFMG.

Desde que a vigilância para a doença começou a ser feita no Brasil, há 23 anos, foram registrados cinco casos do mal da vaca louca. Todos atípicos.

A doença

A encefalopatia espongiforme bovina (EEB), vulgarmente conhecida como doença da vaca louca ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy), é uma doença neurodegenerativa que afeta o gado doméstico bovino. A doença surgiu em meados dos anos 80 na Inglaterra e tem como característica o fato de ter como agente patogênico uma forma especial de proteína, chamada príon. É transmissível ao homem, causando uma doença semelhante, a nova variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob, abreviadamente nvCJD.

Em função de, antes da epidemia de EEB, o Reino Unido ser um grande exportador de animais para reprodução e de farinha de carne e ossos, a EEB acabou atingindo sucessivamente outros países. Ocorreram mais de 5.068 casos (aproximadamente 2,75% do total mundial de casos) de EEB até dezembro de 2004 em diversos países no resto do mundo.

Embora haja poucos casos da doença em outros países, o aparecimento de um único caso pode ser catastrófico para as exportações de carne. Epidemiologistas de diversas nações entendem que apenas um caso indica que toda a cadeia de produção do país é instável em relação ao risco dos príons alcançarem os produtos bovinos.

A incidência em relação ao número de animais do rebanho acima de 24 meses dá uma ideia do risco de se importar um animal com EEB de um país. Em 1993, na França, a incidência relativa foi de 12 e na Alemanha de 8,7 casos por milhão de bovinos acima de 24 meses. Em 2003, a incidência relativa da EEB na Grã-Bretanha foi de 130 casos por milhão de bovinos acima de 24 meses (contra 7.596 em 1992, no auge da epidemia).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após aumentar 1ºC no século passado, temperatura na Amazônia pode ter alta de 6ºC nos próximos 100 anos
Saiba como fica a situação da Coronavac após a suspensão de lote pela Anvisa
https://www.osul.com.br/ministerio-da-agricultura-confirma-dois-casos-de-mal-da-vaca-louca-no-brasil/ Ministério da Agricultura confirma dois casos de mal da vaca louca no Brasil 2021-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar