Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2022
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou nesta semana a Rússia de ter usado uma bomba de fósforo branco contra civis em seu país. Zelensky fez a acusação durante discurso no parlamento da Estônia, de que tropas russas utilizam táticas terroristas contra civis ucranianos.
As bombas de fósforo branco são armas incendiárias. Isso significa que junto com seu poder explosivo destrutivo, elas podem espalhar fogo.
Neste caso, o fogo causado a partir do fósforo queimado. Bombas de fósforo branco podem espalhar esse fogo por uma área de várias centenas de metros quadrados. E o fósforo continua a queimar até acabar. Tudo o que se requer é a presença de oxigênio, que está no ar.
O fósforo branco é uma substância química semelhante à cera, muitas vezes amarelada ou incolor, que algumas pessoas dizem que cheira a alho.
Ele acende instantaneamente quando entra em contato com o oxigênio, e sua função primária no armamento é queimar, de forma rápida e brilhante. Segundo a Reuters, ele é usado em munições incendiárias por militares de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, muitas vezes para iluminar alvos como parte de munições rastreadoras à noite, mas não como arma letal.
O fósforo branco também é usado para criar cortinas de gás durante o dia, pois libera uma enorme quantidade de fumaça quando queima.
Ele pode acender fogos de rápida propagação no solo. Uma vez aceso, o fósforo branco é extremamente difícil de extinguir. A substância adere a muitas superfícies, incluindo pele e roupas.
Como afeta os humanos
O fósforo branco pode causar queimaduras profundas, até os ossos e até mesmo através deles, e pode reacender após o tratamento inicial, quando tem novo contato com o oxigênio.
“As armas incendiárias causam queimaduras devastadoras, e de maneiras muito piores do que qualquer escaldadura padrão ou queimaduras de fogo”, disse o Dr. Rola Hallam, médico que tratou vítimas desse tipo de armas na Síria, em um relatório da Human Rights Watch.
O produto químico também pode entrar na corrente sanguínea se ficar em exposição prolongada com carne, envenenando órgãos como os rins, fígado e coração, e possivelmente causando falência múltipla de órgãos. A fumaça liberada pelo fósforo branco também pode danificar o sistema respiratório.
“Eles podem queimar tudo. Se eles podem queimar metal, que esperança tem a carne humana?”, disse Hallam no mesmo relatório.
Como Napalm se diferencia
O Napalm foi uma bomba utilizada pelos EUA durante a guerra do Vietnã. Ela era um conjunto de líquidos inflamáveis a base de alumínio. Enquanto a bomba de fósforo branco queima e corrói apenas com contato com o oxigênio, o Napalm precisava de algum tipo de ignição, normalmente gerada por atrito, para inflamar.
A utilização do fósforo branco não é proibida internacionalmente pela ONU, somente nos formatos de bomba e munição.
O fósforo branco pode ser utilizado como um artifício de guerra para iluminação de um local, por queimar rápido e gerar luz, assim como cortina de fumaça para recuo de tropas. Nessa situação, o exército cria uma linha grossa de fósforo branco e o incendeia para que a fumaça criada por ele seja uma distração ao exército inimigo.
Como explosivo ou munição, o fósforo branco começou a ser utilizado durante a Primeira Guerra Mundial, principalmente pelo Reino Unido e pelos EUA.
Posteriormente, em 1997, entrou em vigor a Convenção sobre Armas Químicas (CWC) da ONU, tornou proibido o uso de fósforo branco durante combates.