Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Três comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba são novamente fechadas

Compartilhe esta notícia:

A medida se deve ao aumento do nível das águas do Guaíba

Foto: Luciano Lanes/PMPA
A medida se deve ao aumento do nível das águas do Guaíba. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

Três comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba, em Porto Alegre, foram fechadas preventivamente nesta segunda-feira (24) devido ao aumento do volume das águas dos afluentes do lago e à ação do vento sul, que contribui para o represamento do Guaíba.

As comportas vedadas são a 4 (avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã) e 11 (avenida São Pedro). Outras seis estão fechadas permanentemente e três permanecem protegidas com sacos de areia. Inicialmente, os portões 1 e 2 permanecerão abertos.

Na Zona Sul da Capital, a avenida Guaíba foi bloqueada na manhã desta segunda devido aumento do nível do lago, que ultrapassou 3,41 metros na régua instalada na Usina do Gasômetro. A cota de alerta é de 3,15 metros, e a de inundação, de 3,60 metros.

Região Metropolitana

Dezenas de famílias de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tiveram que deixar suas casas novamente na noite de domingo (23) e na manhã desta segunda devido a inundações causadas pelo aumento dos níveis do Guaíba e do rio Jacuí.

No município de Guaíba, a prefeitura emitiu um alerta à população para o risco de inundações. “A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão”, afirmou o Executivo municipal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Água distribuída à população de Porto Alegre passa por 2,4 mil análises diárias
Lula sanciona lei que reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar