Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A chegada de Joe Biden à Casa Branca promete gerar uma nova onda verde

Compartilhe esta notícia:

Biden (foto) derrotou Donald Trump na corrida à Casa Branca. (Foto: Reprodução/Instagram)

A menos de um mês da posse do democrata Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, o comitê que cuida dos preparativos da cerimônia ainda não divulgou todos os detalhes do que deverá acontecer em 20 de janeiro. Com os números da pandemia piorando a cada dia, os organizadores precisam reinventar um evento marcado historicamente por juntar a elite política e econômica próxima ao novo mandatário e uma multidão em frente ao Capitólio, sede do Congresso em Washington.

Se ainda sobram dúvidas a respeito do dia da posse, há algumas certezas sobre o que deverá acontecer depois que Biden estiver no comando. Uma guinada na política ambiental é dada como certa. Foi repetido à exaustão, antes e depois da eleição, que uma das principais prioridades da nova administração será combater o aquecimento global — uma política que deverá reverberar por todos os cantos, inclusive no Brasil.

Para tirar o plano do papel, Biden prometeu recolocar os Estados Unidos no Acordo de Paris, pacto ambiental que reúne cerca de 200 países, e, acima de tudo, aplicar US$ 2 trilhões na descarbonização da economia ao longo de seu mandato, mais do que a soma do que será investido pela União Europeia e pela China nessa área no mesmo período.

Os setores prioritários serão os de energia, transportes, construção, automobilístico, conservação e agricultura sustentável. Para Cullen Hendrix, pesquisador do Peterson Institute for International Economics, um centro de estudos em Washington, os Estados Unidos vão reassumir sua posição de liderança global no tratamento da mudança climática.

É verdade que Biden vai precisar de apoio do Congresso americano para tornar a maior parte disso realidade, mas, como mostrou uma recente pesquisa de opinião do Pew Research Center, não faltará pressão popular. Mais de 60% dos americanos dizem sentir os efeitos do aquecimento global e mais da metade dos eleitores republicanos e democratas são favoráveis a iniciativas para combatê-lo.

No Brasil, parte do empresariado se prepara para essa nova corrida da inovação verde. “O potencial brasileiro é enorme. E não é que vai tudo começar do zero. As inovações já estão em velocidade acelerada. Um compromisso maior da maior economia do planeta com a agenda ambiental amplia em muito nosso potencial”, disse Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). “Os projetos de Biden na área ambiental têm uma abordagem muito diferente do que vimos em outros países. É um governo mais focado em negócios”, afirmou Davi Bomtempo, responsável pela área de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Estados Unidos em 2021: sob nova direção
O chefe da Organização Mundial da Saúde pede uma distribuição justa das vacinas contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/a-chegada-de-joe-biden-a-casa-branca-promete-gerar-uma-nova-onda-verde/ A chegada de Joe Biden à Casa Branca promete gerar uma nova onda verde 2020-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar