Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Mostly Cloudy

Brasil A China diz que não há, “por enquanto”, restrições para importações brasileiras após encontrar coronavírus em frango

Compartilhe esta notícia:

Chineses dizem que trabalham junto com o Brasil para localizar origem do vírus que foi encontrado na carga brasileira. (Foto: Reprodução de TV)

A Embaixada da China no Brasil afirmou na tarde dessa quinta-feira (13) que “por enquanto, não há novas restrições para a importação brasileira” após identificar o novo coronavírus em uma carga de carne de frango brasileira.

“O lado chinês está trabalhando com lado brasileiro para melhor identificar onde e como ocorreu a contaminação”, diz a Embaixada.

De acordo com o número de registro informado no comunicado da prefeitura de Shenzhen, o lote pertence ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina. Em nota, a cooperativa afirmou que não foi notificada pelo governo chinês sobre o ocorrido e que não há “confirmação oficial por parte da autoridade pública nacional da China”.

O Ministério da Agricultura disse, em nota, que “até o momento não foi notificado oficialmente pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência” e que pediu explicações à Administração Geral de Alfândega da China (GACC).

“Através de colaboração e entendimento mútuo, os eventuais impactos sobre o comércio bilateral serão gerenciados e controlados de forma objetiva e científica”, completa a nota chinesa.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que disse que “está analisando as informações de possível detecção de traços de vírus em embalagem de produto de origem brasileira”.

Em nota, a Associação Catarinense de Avicultura (Acav) disse o processo produtivo é seguro e que o setor está em contato com a China.

Atualmente, o Brasil tem seis frigoríficos com exportações suspensas para a China por conta de preocupações com a Covid-19. Nenhum deles é da Aurora.

“Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há comprovação científica de transmissão do vírus da Covid-19 a partir de alimentos ou embalagens de alimentos congelados”, diz o Ministério da Agricultura.

Vírus na embalagem

A ABPA, que representa frigoríficos, emitiu uma nota informando que os traços de coronavírus encontrados nessa quinta em um lote de frango na China, exportado pelo Brasil, estavam na embalagem do produto.

“Ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação”, aponta o comunicado da associação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo federal diz que descontar gastos com educação do Imposto de Renda irá favorecer os mais ricos e sugere rever este benefício
Covid-19: Brasil tem 1,2 mil novas mortes e 60 mil novos casos
Deixe seu comentário
Pode te interessar