Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A construção civil se retrai no País em 2017 e segura a recuperação da economia brasileira

Compartilhe esta notícia:

A construção civil ainda está em retração em 2017 e seu desempenho segura a recuperação da economia brasileira. Um levantamento do Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada) em parceria com a LCA Consultores mostra que a construção é o componente do PIB (Produto Interno Bruto) com a queda mais intensa entre todos os setores em 2017.

No 1º semestre, o PIB da construção caiu 6,6%, frente ao 1º semestre de 2016, puxando para baixo o resultado geral da indústria (-1,6%) e do PIB total, que acumulou variação zero nessa base de comparação.

Os dados mostram que a construção caiu mais do que a média da economia nos últimos 3 anos e tem sentido a crise de forma mais profunda. Desde o 2º trimestre de 2013, a queda acumulada é de 14,3%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), enquanto que o PIB total recuou 5,5% nos últimos 4 anos. Neste período, quase 1 milhão dos 2,7 milhões de vagas formais que deixaram de existir no país foram na construção.

No segundo semestre, o emprego no setor ensaia uma leve recuperação e teve a segunda alta mensal em agosto, com a criação de 1.017 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês. No acumulado do ano, a construção civil fechou 30.330 vagas, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Além de ser um setor intensivo em mão de obra, a retomada mais lenta da construção civil preocupa porque ela responde por cerca de 50% dos investimentos da economia. No 2º trimestre, a taxa de investimentos no país foi de 15,5%, segundo o IBGE, a menor para o segundo trimestre da série histórica iniciada em 1996.

O fraco desempenho da construção civil nos últimos anos é reflexo do encolhimento das construtoras envolvidas na operação Lava-Jato, da forte queda nos investimentos públicos e do esfriamento do mercado imobiliário, além da própria crise econômica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Estado Islâmico oferece meninas escravas como prêmio de competição do Corão
Homem que teria alugado apartamento para Lula recebeu propina de 800 mil reais que saiu dos cofres da Odebrecht
https://www.osul.com.br/a-construcao-civil-se-retrai-no-pais-em-2017-e-segura-recuperacao-da-economia/ A construção civil se retrai no País em 2017 e segura a recuperação da economia brasileira 2017-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar