Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Cúpula do Clima da ONU aborda a discussão sobre o papel dos jovens no futuro do planeta

Compartilhe esta notícia:

A Cúpula do Clima tem a participação de jovens inovadores, empreendedores e integrantes de grandes empresas. (Foto: Reprodução de TV)

Pela primeira vez, a Cúpula do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas) deu seu pontapé inicial com a voz dos jovens ativistas que têm impulsionado a luta contra o aquecimento global. O evento começou no sábado (21), em Nova York, e prossegue até esta segunda-feira (23), quando se encerra com a participação de líderes mundiais.

No debate de abertura da cúpula, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que os jovens são hoje “essenciais” na corrida contra o aquecimento global, uma corrida “que ainda estamos perdendo”, afirmou. “É a geração de vocês que deve nos responsabilizar e garantir que não traiamos o futuro da humanidade”, acrescentou ele.

Mais de 500 jovens líderes de movimentos contra o aquecimento global, provenientes de 140 países, foram selecionados pela ONU para participar da cúpula. Entre eles a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que se destacou em protestos na Europa e velejou do Reino Unido até Nova York para participar do encontro.

“No sábado, milhões de pessoas em todo mundo marcharam para exigir atitudes verdadeiras pelo clima. Nós mostramos que estamos unidos e que nós, jovens, somos ‘imparáveis’”, disse Greta na abertura da cúpula, referindo-se aos protestos contra as mudanças climáticas realizados na sexta-feira (20) em mais de 150 países, incluindo no Brasil.

A Cúpula do Clima tem a participação também de jovens inovadores, empreendedores e integrantes de grandes empresas, que discutem maneiras de reduzir o ritmo das mudanças climáticas.

O encontro se encerra nesta segunda-feira com a participação de ao menos 60 líderes mundiais. Guterres disse esperar que ao fim do encontro seja feito o anúncio de ações concretas contra o aumento das temperaturas. O Brasil decidiu não participar da Cúpula do Clima de Jovens. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também não comparecerá.

Evento

A cúpula climática da ONU é o ponto mais alto de mais de um ano de trabalho de Guterres, que fez da mudança climática sua assinatura à frente da instituição. No entanto, ele também tentou diminuir ontem as expectativas sobre quais novos compromissos climáticos específicos serão feitos. “Não espero que os anúncios feitos agora sejam uma descrição já detalhada e completa – que será em 2020”, disse. “A cúpula precisa ser vista em um continuum.”

O próximo ano é o prazo final para os países que assinaram o acordo de Paris endureçam suas metas, conhecidas como contribuições determinadas nacionalmente. “O que gostaríamos de ver nesta cúpula são pessoas anunciando que gostariam de aumentar sua ambição em 2020”, disse Guterres.

Embora quase todos os países do mundo tenham assinado o acordo climático de Paris, que visa a limitar o aquecimento global a um nível bem abaixo de 2°C, os compromissos climáticos atuais sugerem que o mundo está muito longe de atingir esse objetivo, e no caminho de 3°C de aquecimento ou mais até o final do século.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Acampamento Farroupilha chegou ao fim neste domingo com mais de 1 milhão de visitantes no Parque da Harmonia
Preso pela Polícia Federal, suspeito de integrar quadrilha de hackers tem conta milionária vinculada ao seu nome
https://www.osul.com.br/a-cupula-do-clima-da-onu-aborda-a-discussao-sobre-o-papel-dos-jovens-no-futuro-do-planeta/ A Cúpula do Clima da ONU aborda a discussão sobre o papel dos jovens no futuro do planeta 2019-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar