Quinta-feira, 03 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A Justiça suspendeu a prisão domiciliar do médico estuprador após revelações do livro de um detento

Compartilhe esta notícia:

Pelo mandado de prisão, ele deverá ficar pelo menos 30 dias preso no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário paulista até a realização da perícia judicial. (Foto: Divulgação)

A Justiça de São Paulo suspendeu na segunda-feira (12) a prisão domiciliar de Roger Abdelmassih devido à suspeita de fraude nas declarações das condições de sua saúde que embasaram o pedido para que ele cumprisse a pena em casa. Policiais civis da Divisão de Captura prenderam o acusado às 16h desta terça-feira (13), na região do Jardins, na capital paulista, em cumprimento do mandado de prisão expedido pela Justiça. As informações são da Agência Brasil e do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo decisão da juíza Andréa Brandão, da 3ª Vara de Execuções Criminais de São Paulo, denúncias apontaram indícios de que “o sentenciado fez uso de seus conhecimentos médicos para ingerir medicações que levara, a complicações e descompensações intencionais a fim de alterar a conclusão da perícia judicial”.

Diante disso, a juíza decidiu que o ex-médico “permaneça em ambiente controlado, recebendo seu arsenal terapêutico de forma regular e sob supervisão médica, até a realização da nova perícia judicial”.

Pelo mandado de prisão, ele deverá ficar pelo menos 30 dias preso no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário paulista até a realização da perícia judicial. Abdelmassih cumpria prisão domiciliar desde 2017.

Antes de ter conseguido sua prisão domiciliar em 2017, Abdelmassih esteve preso em Tremembé, no interior de São Paulo.

Nesta mesma terça, a Justiça paulista transferiu Acir Filló, outro detento de Tremembé que durante o cumprimento de sua pena escreveu um livro contando os bastidores do presídio, com o título “Diário de Tremembé – o presídio dos famosos”.

O livro dizia em um de seus capítulos que o médico Roger Abdelmassih havia participado de uma trama para fraudar seus resultados clínicos com o objetivo de conseguir sua prisão domiciliar.

Pelo relato, um médico gastroenterologista, que também está preso em Tremembé, confessou ter administrado a Roger remédios que aumentariam sua pressão arterial. O objetivo era fraudar exames médicos para indicar que Roger estava mais debilitado do que realmente estava.

Na decisão desta terça, a Justiça não faz referências explícitas ao texto de Filló; fala apenas de denúncias e indícios de que Abdelmassih teria propositadamente ingerido remédios alterariam seu quadro clínico.

Relembre o caso

Roger Abdelmassih, especialista em reprodução humana, teve o registro cassado em 2009. O ex-médico foi condenado, em 2010, a 278 anos de prisão por 56 estupros cometidos contra pacientes, entre 1995 e 2008. Ele conseguiu habeas corpus concedido pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Em fevereiro de 2011, no entanto, o benefício foi cassado pelo STF. Abdelmassih estava foragido e seu nome constava da lista dos mais procurados pela polícia internacional, a Interpol. Em 2014, Roger Abdelmassih foi preso no Paraguai. No mesmo ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo reduziu sua pena para 181 anos de prisão por 48 estupros de 37 de suas pacientes.

Depois de capturado, o ex-médico passou a cumprir pena no Presídio de Tremembé, em São Paulo. Em 2017, a Justiça de Taubaté concedeu a prisão domiciliar devido a problemas de saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Estudantes fazem caminhada em protesto contra cortes na Educação
A Justiça derrubou o regime semiaberto de Alexandre Nardoni
https://www.osul.com.br/a-justica-suspendeu-a-prisao-domiciliar-do-medico-estuprador-apos-revelacoes-do-livro-de-um-detento/ A Justiça suspendeu a prisão domiciliar do médico estuprador após revelações do livro de um detento 2019-08-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar