Sábado, 26 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
26°
Partly Cloudy

Mundo A Organização Pan-Americana da Saúde alerta para a alta dos casos de coronavírus nas Américas com a retomada do turismo

Compartilhe esta notícia:

Organização alertou para o aumento da transmissão na América do Sul na última semana. (Foto: EBC)

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa F. Etienne, alertou nesta quarta-feira (16) para o aumento da transmissão do novo coronavírus com a reabertura das economias e das fronteiras nas Américas.

“Na América do Sul, as áreas da Colômbia ao longo da fronteira com a Venezuela viram os casos aumentar mais de dez vezes nas últimas 2 semanas. Vemos padrões semelhantes emergindo em áreas da Argentina”, alertou a diretora, ressaltando ainda o aumento de casos nas ilhas do Caribe.

“Nossa região começou a retomar a vida social e pública quase normal em um momento em que a Covid-19 ainda requer grandes intervenções de controle” – Carissa F. Etienne, diretora da Opas

Etienne pediu cautela principalmente às pessoas que fazem viagens internacionais neste momento. “Quando as pessoas viajam, viaja também o vírus”, alertou.

“Estamos vendo isso no Caribe, onde vários países que praticamente não tiveram casos experimentaram picos de crescimento com a retomada do turismo”, disse Etienne.

A Organização orientou que, com as reaberturas e a maior circulação, medidas como distanciamento social entre as pessoas, lavagem das mãos e uso de máscaras devem ser reforçadas.

“Elas [medidas contra o coronavírus] devem ser consideradas questão de responsabilidade cívica”, disse Etienne.

Segundo a Opas, na semana passada, as Américas alcançaram mais de meio milhão de mortes e quase 1️5 milhão de casos.

Casos no Brasil

O Brasil chegou a 134.106 mortes em razão da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 987 óbitos. A soma representa um aumento de 0,7% sobre terça , quando os números traziam um total de 133.119 pessoas que perderam a vida para a covid-19. Ainda há 2.428 falecimentos em investigação.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde divulgado na noite desta quarta-feira (16).

Ainda conforme a atualização, foram acrescidas às estatísticas 36.820 novos diagnósticos de covid-19, totalizando 4.419.083 pessoas infectadas desde o início da pandemia. O resultado marca um acréscimo de 0,8% em relação a ontem, quando o painel trazia 4.382.263 casos acumulados.

O sistema do Ministério da Saúde contabilizou ainda 564.665 pacientes em acompanhamento. Do total de infectados, 84,2% dos pacientes se recuperaram da covid-19, ou seja, 3.720.312 pessoas.

A letalidade (número de óbitos pelo total de casos) ficou em 3%. A mortalidade (número de falecimentos por 100 mil habitantes) está em 63,8. Já a incidência (total de casos por 100 mil habitantes) subiu para 2102,9.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Soro de cavalo é testado em pacientes com coronavírus na Argentina
Cientistas manifestam preocupação com o resultado do teste da vacina da Rússia contra o coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar