Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A partir de hoje, conta de luz na Argentina pode subir até 350%

Compartilhe esta notícia:

O presidente Mauricio Macri (foto) não escondeu, durante sua campanha, o plano de eliminar os subsídios para as classes com maior poder aquisitivo e manter uma tarifa social para os mais pobres. (Foto: Natacha Pisarenko/AP)

A partir de hoje, boa parte da população argentina começa a perder o enorme subsídio de suas contas de luz e gás, que, junto com transporte, consome em torno de 36% do gasto público. O corte de subsídios, um dos ajustes mais aguardados com a mudança de governo no país, começa pela energia elétrica, que subirá até 350% em fevereiro. Mas o impacto na inflação tende a ser gradativamente diluído.

A resolução do Ministério de Minas e Energia fixou novos preços para as concessionárias que operam em Buenos Aires e nas cidades do entorno, onde moram 40% dos argentinos e onde se concentrou o congelamento de tarifas durante o governo kirchnerista. O presidente Mauricio Macri não escondeu, durante sua campanha, o plano de eliminar os subsídios para as classes com maior poder aquisitivo e manter uma tarifa social para os mais pobres.

O impacto na inflação depende do repasse a ser anunciado pelas concessionárias. Mas, para analistas, a pressão inflacionária será diluída porque o consumidor cortará outros gastos.

No caso da indústria, segundo o economista Aldo Abram, da Libertad & Progreso, as empresas já foram compensadas com a desvalorização do peso, em mais de 30%, umas das primeiras medidas do novo governo. “A indústria era muito mais prejudicada pela defasagem cambial do que pelo que terá que pagar agora em energia”, explicou . (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Carro brasileiro é mais caro na Argentina
Por que gangues de mascarados estão atacando imigrantes e refugiados na Suécia?
https://www.osul.com.br/a-partir-de-hoje-conta-de-luz-na-argentina-pode-subir-ate-350/ A partir de hoje, conta de luz na Argentina pode subir até 350% 2016-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar