Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A Receita Federal já recebeu 40% das declarações do Imposto de Renda esperadas para este ano

Compartilhe esta notícia:

Prazo para a declaração segue sendo o dia 31 de maio, após veto do presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal recebeu, até as 11h desta quarta-feira (14), 13.055.704 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, ano-base 2020, o que equivale a cerca de 40% das 32,6 milhões de documentos esperados neste ano. Das declarações já enviadas, 43.564 foram entregues com certificado digital.

O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.

Quanto antes entregar a declaração mais rápido o contribuinte receberá a restituição, se for o caso. Estando obrigado à apresentação da declaração e não fazendo no prazo previsto estará sujeito a multa.

Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

A Receita Federal decidiu adiar para o dia 31 de maio o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, ano-base 2020. O período de ajuste anual, que começou em 1º de março, terminaria no dia 30 de abril. Foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (12) a Instrução Normativa RFB nº 2.020, de 9 de abril de 2021, que alterou o prazo final de envio.

“Importante destacar que, apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda”, diz a Receita.

“Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.”

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado por meio do site da Receita Federal.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

“As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença. Para facilitar ainda mais o acesso do cidadão às informações, a Receita Federal disponibiliza diversos serviços que podem ser obtidos sem sair de casa. Acessando o e-CAC com uma conta gov.br, o cidadão tem acesso, por exemplo, aos seus comprovantes de rendimentos informados em DIRF pelas fontes pagadoras, à cópia da última Declaração de Imposto de Renda entregue e à Declaração Pré-Preenchida”, afirma a Receita Federal.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Imposto de Renda: saiba como destinar para doação parte dos impostos a pagar
Entenda como a suspensão da produção nos frigoríficos pode impactar o preço da carne bovina
https://www.osul.com.br/a-receita-federal-ja-recebeu-40-das-declaracoes-do-imposto-de-renda-esperadas-para-este-ano/ A Receita Federal já recebeu 40% das declarações do Imposto de Renda esperadas para este ano 2021-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar