Quinta-feira, 11 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Acidentes na Construção diminuem 38% no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Quadros para ligação de equipamentos em obras evitam acidentes. Foto: divulgação

A utilização de equipamentos de proteção é um dos motivos desta redução. Como o uso de quadros de proteção para ligação de equipamentos elétricos como betoneiras. A eletricidade é uma das principais causas de acidentes e mortes em obras.

Acidentes na construção civil diminuíram 38% nos últimos anos em todo o país. O segmento apresentou queda de mais de oito mil casos registrados nos últimos anos, mas ainda permanece como o terceiro no ranking dos setores com os maiores índices de acidentes de trabalho.

Em todo o Brasil foram registrados 13.387 acidentes de trabalho envolvendo profissionais da construção em 2015, contra 15.486 em 2014 e 21.631 em 2013. Os dados apresentam queda de 38,11% entre os anos de 2013 e 2015.

Os números são do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AET) disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em junho de 2017 e que traz os acidentes ocorridos entre os anos de 2013 e 2015.

De acordo com o Engenheiro Eletricista Fábio Amaral, da Engerey Painéis Elétricos, esta redução se deu principalmente pela maior conscientização dos profissionais com relação aos riscos no ambiente de trabalho e pela divulgação massiva das normas de segurança. Como no caso da eletricidade que é um dos principais causadores de acidentes em obras.

“Nas obras vemos fios soltos, desencapados e espalhados, o que aumenta o risco de choques elétricos, curtos e incêndios nos canteiros de obras. Contudo, hoje verificamos uma maior procura por soluções simples que podem evitar este tipo de acidente do que em anos anteriores. Uma delas é a utilização de quadro de tomadas que são recomendados por quatro normas de segurança diferentes: a NR10, NR12, NR 18 e ainda a NBR 5410. Eles impedem que os fios fiquem dispersos nas obras, gerando menos riscos de choques e até acidentes mais graves”, explica Amaral.

Recentemente, o engenheiro criou uma opção portátil de um quadro de tomadas a fim de difundir o uso deste dispositivo de segurança nas obras e evitar acidentes. O quadro leva inclusive o slogan “Chega de Gambiarra”. “A proteção dos painéis acontece por disjuntores e por dispositivos de proteção contra fuga à terra (DRs), que além de proteger a ligação de máquinas, são proteções à vida”, explica

Segundo o estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa o 4º lugar em relação ao número de mortes por acidentes de trabalho, com 2.503 óbitos. O país perde apenas para China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).

No Brasil foram registrados 725.664 acidentes de trabalho em 2013, 712.302 em 2014 e 612.632 em 2015. Os dados registram queda no número de acidentes neste período de 15,5% (INSS).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Porto Alegre terá minicurso de Licenciamento Ambiental no próximo dia 19, promovido pela Químea Soluções Ambientais
Panvel inaugura hoje, 29, nova loja e amplia atendimento de telentrega na Zona Sul
Pode te interessar