Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Leandro Mazzini Afrouxou

Compartilhe esta notícia:

Ex-juiz idealizador da Ficha Limpa, Márlon Reis. (Foto: Divulgação)

A vergonhosa decisão do plenário do Senado em afrouxar a Lei da Ficha Limpa, aprovando projeto de lei que derruba a pena de inelegibilidade para quem for condenado em crimes eleitorais com pagamento de multas, já rende repercussão no meio jurídico. Ex-juiz idealizador da Ficha Limpa, que barrou muita gente enrolada com a Justiça nas eleições, Márlon Reis reclama à Coluna: “Essa medida do Congresso, composto por uma maioria que conta com o apoio do Governo Bolsonaro, é um golpe no anseio da sociedade por transferência e integridade na gestão da coisa pública. Não nos deixaremos abater. Precisamos preservar essa lei que é uma conquista de todos os brasileiros”.

Tentativa

Já existe um forte movimento suprapartidário para tentar convencer o presidente Bolsonaro a não sancionar o projeto aprovado na última quarta-feira.

Aras na pista

O PGR Augusto Aras jantou com três ministros do STF na residência de um ministro do Governo Bolsonaro, e ganhou o apoio do trio para a vaga do aposentado Marco Aurélio.

Mas…

Falta combinar com Bolsonaro, que por ora mantém a indicação do super-rejeitado André Mendonça (ex-AGU). O leitor encontra os bastidores na ‘Coluna do Mazzini’ que estreia amanhã na Revista Isto É nas bancas.

São Tomés

O PSL e o DEM dão na segunda-feira o primeiro passo para a fusão, data informada à reportagem para a primeira reunião dos dirigentes das legendas. Mas tem quem aposte contra e só acredita vendo a ata do novo partido homologada no TSE.

Eminência parda

O que consta é que ACM Neto, acostumado a protagonismo nacional, dá um passo à discrição, estratégico. Ele quer focar a sua candidatura ao Governo da Bahia e vai escalar o aliado Elmar Nascimento para cuidar das negociações de palanques nos Estados para as eleições de 2022 – pela parte do futuro extinto DEM.

Em baixa

O Ministério da Família e Direitos Humanos está perdendo voz no Governo e protagonismo no Congresso. Estão paradas as pautas de combate ao infanticídio indígena e pedofilia, e a de apoio ao homeschooling.

Entre amigos

O ex-deputado Benício Tavares, hoje cadeirante, e ex-presidente da Câmara Legislativa do DF, aposentou-se e foi lotado na Segunda Secretaria do Senado Federal.

Segredos da guerrilha

O jornalista mineiro Lucas Ferraz, residente na Itália, mexeu num vespeiro polêmico, e ainda tabu para estudiosos e repórteres sobre um episódio da História do Brasil. Em ‘Injustiçados – Execuções de militantes nos tribunais revolucionários durante a ditadura’ (Cia das Letras, 256 pág), ele narra as mortes dentro dos grupos armados da militância de esquerda, por supostas traições. Com nomes das vítimas e detalhes.

Fazer o bem

Nem só de notícia ruim vive o brasileiro. O ‘1º Prêmio Razões para Acreditar’ vai homenagear pessoas comuns que fizeram a diferença em 2021. O evento será anual e trará premiação para 16 categorias, com votação aberta ao público. Com o slogan ‘Não é que o mundo esteja pior, você que não fica sabendo das coisas boas que acontecem’ a plataforma soma mais de 30 mil histórias inspiradoras desde a sua fundação, em 2012.

LGPD na pauta

A recém-implantada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ainda é um mistério para empresas. A Every Cybersecurity and GRC, e a One Trust, líderes de mercado, uniram-se para realizar na terça (21) um webinar para mostrar que a gestão de segurança, privacidade e riscos pode ficar mais fácil e barata.

ESPLANADEIRA

# Gente que Faz, promovido pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, recebe Yvonne Bezerra, fundadora do projeto Uerê, dia 30, no @embaixadoresrio.

# JouJou Design promove curso de pintura no Carioca Shopping e no Shopping Metropolitano, no Rio de Janeiro.

# Isabela Lauriano, produtora executiva da Rádio Rio de Janeiro, fala sobre “Os bastidores da produção jornalística em radio”, dia 20, na Universidade Veiga de Almeida.

# Escola Digitalista está com inscrições abertas, até dia 19, para curso online Redes Sociais para Jornalistas.

# Presidente do STF, Luiz Fux, fala sobre “Segurança jurídica nos tempos atuais”, na Conseguro 2021, dia 1º de outubro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Leandro Mazzini

Minha Toga, Minha Vida
Flechada nas costas
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Leandro Mazzini Olhos nele

Leandro Mazzini Pacheco com Lula

Leandro Mazzini Foi palanque

Leandro Mazzini Pacheco e os ex-presidentes