Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Agência Nacional de Energia Elétrica anuncia fiscalização para apurar causas de apagão no Amapá

Compartilhe esta notícia:

Incêndio em subestação no dia 3 de novembro causou falta de energia que ainda não havia sido totalmente restabelecida nesta terça-feira

Foto: Prefeitura de Macapá/Fotos Públicas
Incêndio em subestação no dia 3 de novembro causou falta de energia que ainda não havia sido totalmente restabelecida nesta terça-feira. (Foto: Prefeitura de Macapá/Fotos Públicas)

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, anunciou nesta terça-feira (10) a abertura de uma investigação para apurar as causas do apagão no Amapá e se ele foi causado por alguma falha na manutenção ou operação da subestação que pegou fogo no dia 3 de novembro, causando o corte no fornecimento.

Segundo Pepitone, a concessionária responsável pela operação da subestação, a LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), será notificada para prestar os esclarecimentos necessários à investigação.

No domingo (08), a CEA, distribuidora que atua no estado, anunciou um rodízio no fornecimento e, no momento, 89% da população conta com energia de maneira racionada. Portanto, algumas localidades do Amapá continuam sem energia uma semana depois do início do apagão.

O Ministério de Minas e Energia prevê que o fornecimento será restabelecido e normalizado em todo o estado no próximo final de semana. “Diante de um caso grave como o blecaute no Amapá no último dia 3 de novembro, em que as consequências perduram até hoje, é aberta fiscalização específica para apurar os incidentes”, informou Pepitone durante reunião semanal da diretoria da agência.

“Se for constatada falha no planejamento, na operação ou na manutenção, as penalidades vão de advertência até multa de 2% do faturamento da empresa”, completou ele.

Na segunda-feira (09), a LMTE informou, por meio de nota, que apura as causas do fogo na subestação, iniciado durante uma tempestade com raios. De acordo com a empresa, energia que atende a toda a área atingida pelo apagão passa por três transformadores que ficam juntos na subestação e foram atingidos pelo incêndios.

“Por consequência, o suprimento de energia do Estado, que, por planejamento das entidades competentes, depende exclusivamente das instalações de transmissão da LMTE, acabou sendo temporariamente comprometido”, diz a nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sine Municipal de Porto Alegre inicia agendamento eletrônico para atendimento
Produção industrial brasileira cresce em 11 locais em setembro, diz o IBGE
https://www.osul.com.br/agencia-nacional-de-energia-eletrica-anuncia-fiscalizacao-para-apurar-causas-de-apagao-no-amapa/ Agência Nacional de Energia Elétrica anuncia fiscalização para apurar causas de apagão no Amapá 2020-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar