Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Agricultores franceses invadem feira agrícola em Paris e protestam contra o presidente Emmanuel Macron

Compartilhe esta notícia:

Macron teve um encontro com líderes sindicais de agricultores franceses durante o café da manhã. (Foto: Reprodução)

Um grupo de agricultores franceses invadiu uma importante feira agrícola de Paris nesse sábado (24), antes da visita planejada do presidente Emmanuel Macron, em meio à indignação com os custos, a burocracia e as regulamentações verdes. Enfrentando dezenas de policiais dentro da feira, os agricultores gritavam e vaiavam, pedindo a renúncia de Macron e usando palavrões dirigidos ao líder francês.

“Esta é a nossa casa!”, gritaram, enquanto as linhas da polícia de choque francesa CRS tentavam conter a manifestação. Houve alguns confrontos com manifestantes e a polícia prendeu pelo menos um deles, viu uma testemunha da agência de notícias Reuters.

Macron, que está tomando café da manhã com líderes sindicais de agricultores franceses, deveria caminhar depois pelas vielas da feira. Ele cancelou um debate que pretendia realizar na feira agrícola nesse sábado com agricultores, processadores de alimentos e varejistas, depois que os sindicatos de agricultores disseram que não compareceriam.

Os agricultores têm protestado por toda a Europa, apelando a melhores rendimentos, menos burocracia e denunciando a concorrência desleal de produtos ucranianos baratos importados para ajudar o esforço de guerra de Kiev.

A feira agrícola de Paris é um grande evento na França, atraindo cerca de 600.000 visitantes durante nove dias.

Os protestos dos agricultores, que se espalharam por toda a Europa, surgem num momento em que a extrema direita, para a qual os agricultores representam um eleitorado crescente, vê obter ganhos nas eleições para o Parlamento Europeu de Junho.

Os agricultores franceses suspenderam em grande parte no início deste mês os protestos que incluíam o bloqueio de estradas e o despejo de estrume em frente a edifícios públicos, depois de o primeiro-ministro Gabriel Attal ter prometido novas medidas no valor de 400 milhões de euros (US$ 433 milhões).

Mas os protestos recomeçaram esta semana para pressionar o governo a fornecer mais ajuda e a cumprir as promessas, antes da feira agrícola de Paris.

Conversa

Além de Macron, o ministro da Agricultura e da Soberania Alimentar, Marc Fesneau, e a vice-ministra da Agricultura e da Soberania Alimentar, Agnes Pannier-Runacher, conversaram com agricultores franceses no dia da abertura da 60ª edição internacional do Salon de l’Agriculture.

Macron teve um encontro com líderes sindicais de agricultores franceses durante o café da manhã. “Estou dizendo isso para todos os agricultores: vocês não estão ajudando nenhum dos seus colegas destruindo barracas, vocês não estão ajudando nenhum dos seus colegas ao tornar a feira impossível e, de certa forma, assustando as famílias para que não compareçam”, disse.

O presidente francês disse que fará uma reunião com representantes dos sindicatos de agricultores e outras partes interessadas dentro de três semanas.

A abertura do evento foi atrasada em mais de uma hora. A feira agrícola de Paris atrai cerca de 600 mil visitantes durante nove dias. As informações são da agência de notícias Reuters e do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Israel planeja controle militar de Gaza sem prazo para acabar no pós-guerra
Influenciador que teve bens apreendidos pela polícia ostenta mansão, Porsche e lancha nas redes sociais
https://www.osul.com.br/agricultores-franceses-invadem-feira-agricola-em-paris-e-protestam-contra-o-presidente-emmanuel-macron/ Agricultores franceses invadem feira agrícola em Paris e protestam contra o presidente Emmanuel Macron 2024-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar