Sexta-feira, 16 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 26 de maio de 2020
Moraes diz que a manifestação de Weintraub “revela-se gravíssima".
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu cobrar explicações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre a declaração feita na reunião ministerial de 22 de abril. Na ocasião, Weintraub afirmou: “Por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”. Weintraub terá cinco dias para prestar depoimento à PF (Polícia Federal).
“Determino que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias para prestar esclarecimentos sobre a manifestação acima destacada.
Dê-se imediata ciência ao Procurador-Geral da República, para que, se entender necessário, acompanhe o depoimento; bem como para que se manifeste em relação as providências cabíveis para o prosseguimento da investigação”, diz a decisão.
Para Alexandre de Moraes, a manifestação de Weintraub “revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”.