Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PIB do Brasil cresce 1% na primeira alta após dois anos seguidos de queda

Compartilhe esta notícia:

Setor agropecuário cresceu 13,4%. (Foto: Agência Brasil)

A economia brasileira registrou, no primeiro trimestre deste ano, o primeiro resultado positivo após dois anos seguidos no vermelho. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nessa quinta-feira que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1% no primeiro trimestre de 2017 em relação ao quarto trimestre do ano passado, já descontados os efeitos sazonais. Esse é o primeiro número positivo desde dezembro de 2014.

Em valores correntes, o PIB totalizou 1,6 trilhão de reais. Em relação ao primeiro trimestre de 2016, o PIB recuou 0,4%. No acumulado de quatro trimestres, a queda é de 2,3%. Embora o número aponte uma melhora, economistas afirmam que não é garantia de que o País saiu da recessão. Os dados que começam a sair do segundo trimestre e a mais recente turbulência política elevam o risco de que o PIB volte a cair nos próximos meses.

O principal fator para o resultado positivo no primeiro trimestre foi o desempenho do setor agropecuário, que cresceu 13,4% no período, embalado por safras recordes de grãos. Os serviços, que respondem por mais de 70% do PIB, ficaram estáveis. E a indústria teve leve alta de 0,9%.

Com o desemprego em nível recorde, o consumo seguiu em leve baixa (-0,1%). O investimento recuou 1,6%, ainda na esteira da recessão. O resultado do PIB veio em linha com o que projetavam analistas. A projeção central era de uma alta de 1% no trimestre. Em termos técnicos, para que a uma economia esteja em expansão é preciso que o crescimento esteja espalhado por vários setores e em rota sustentável.

Nenhuma dessas duas características está claramente configurada no Brasil atualmente. Apesar dos bons resultados do agronegócio, a indústria tem apresentado altos e baixos e o setor de serviços continua sofrendo com a falta de demanda em um contexto de desemprego recorde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A direção do PT destinou 20 milhões de reais para a campanha eleitoral de Lula
Filho do ex-ministro Guido Mantega foi sócio de empresa citada por Joesley Batista e teria recebido 5 milhões de reais do dono do grupo JBS/Friboi
https://www.osul.com.br/apos-oito-trimestres-seguidos-de-queda-economia-brasileira-volta-crescer-puxada-pelo-agronegocio/ O PIB do Brasil cresce 1% na primeira alta após dois anos seguidos de queda 2017-06-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar